A governadora em exercício do DF, **Celina Leã**o (PP), agradeceu, na noite desta terça-feira (31), a a**tuação do interventor Ricardo Cappelli** durante o período de intervenção na Segurança Pública da capital da República.
O decreto foi assinado pelo presidente **Luiz Inácio Lula da Silva (PT)** no dia 9 de janeiro, após os **atos golpistas** registrados em Brasília contra o resultado das eleições presidenciais.
“_Fim da Intervenção da Segurança Publica no DF. Recebemos a missão com responsabilidade que o momento exige . Agradeço ao interventor
Ricardo Cappelli pela forma sempre republicana que conduziu esse processo_”, resumiu a vice-governadora nas redes sociais.
Com a retomada do comando das forças policiais pelo governo local, o delegado federal **Sandro Avelar** assume, efetivamente, a Secretaria de Segurança do DF.
A escolha foi endossada por integrantes do governo federal, uma vez que o novo titular já ocupou a mesma pasta durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT).
Como maior desafio, Avelar comandará a operação para garantir a segurança da **posse dos novos parlamentares**, marcada para esta quarta-feira (1º), além da retomada dos trabalhos judiciários.
Desde o início da semana, a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes estão com acesso controlado é só é possível o trânsito de veículos credenciados. O **esquema de segurança** foi reforçado.
Durante uma agenda na manhã de terça-feira (31), na Água Mineral, Celina Leão recomendou que a população **evite a rota** no centro de Brasília.
A área está monitorada para evitar novos ataques, como aqueles registrados no dia 8 de janeiro, na capital federal.