O defensor público Celestino Chupel foi reconduzido comando da Defensoria Público-Geral do Distrito Federal (DPDF) após escolha do governador Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo fez a seleção com base em lista apresentada pela categoria, que foi definida em eleição interna.
Chupel ressaltou que a recondução garantirá que iniciativas importantes de sua gestão para a ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade sejam mantidas, ofertando mais prestação de assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade.
“Nosso intuito é garantir a eficácia e a continuidade das ações em curso, ampliar a rede de atendimento, de forma a promover a missão da instituição de forma consistente e focada e a garantir que os valores fundamentais da Defensoria Pública do DF sejam mantidos”, afirmou.
O processo eleitoral contou com dois candidatos ao cargo e contabilizou 270 votos: 204 a favor de Celestino Chupel e 66 em prol de Gustavo Dorella.
Atuação
Gaúcho de Vacaria (RS), Celestino Chupel atua há 20 anos na DPDF. Ele foi coordenador do Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde e do Núcleo de Atendimentos Iniciais. Formou-se na Faculdade de Direito da cidade de Sete Lagoas (MG), em 1994. Dez anos depois de conquistar o título de bacharel, foi admitido na Defensoria Pública do Distrito Federal.