Gosta de Pinot Noir? Então já salva essas dicas! Hoje, 18 de agosto, é Dia da Pinot Noir, data que celebra uma das uvas mais apreciadas do mundo, tanto que ganhou um dia só dela.
A data surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos, quando um grupo de proprietários de restaurantes apaixonados pela uva decidiu homenageá-la com uma data especial.
A uva que é símbolo de elegância, dá origem a vinhos cobiçados e é classificada pelos enólogos como uma casta delicada e uma das mais difíceis de plantar devido à sua sensibilidade ao clima e ao terroir e suscetibilidade a pragas por conta da espessura da casca.
Originária da Borgonha, na França, a Pinot Noir ganhou o mundo e outras regiões produtoras. Hoje é encontrada em países do Velho e Novo Mundo, da Argentina ao Chile, da Itália à Austrália, passando por Alemanha, Estados Unidos e também pelo Brasil.
Conheça rótulos perfeitos para amantes da Pinot Noir com vinhos de R$ 70 até 600 reais
Do Chile, o Bicicleta Pinot Noir Limited Edition 2021 entrega frescor e leveza em uma versão acessível e aromática, perfeita para o dia a dia. Um vinho acessível, bem feito e ideal para quem busca prazer imediato com elegância.
Da Borgonha, berço da casta, o Goichot Frères Bourgogne Pinot Noir 2021 expressa toda a delicadeza e o perfil clássico do terroir francês, Esse rótulo francês é um exemplar autêntico do estilo da Borgonha, um vinho refinado, para momentos de contemplação ou jantares mais delicados.
Para paladares mais exigentes, o Cono Sur 20 Barrels Limited Edition Pinot Noir 2019 oferece um tinto chileno de alma borgonhesa. Elaborado com a seleção das melhores barricas, este rótulo premium do Vale de Casablanca é ideal para quem aprecia vinhos sofisticados e profundos.
Da Argentina, o destaque vai para o Zorzal EGGO Filoso Pinot, um vinho feito 100% com maceração carbônica de vinhas com cerca de 15 anos, plantadas nos solos ricos em cal de Gualtallary. Este vinho é envelhecido em ovos de concreto por dez meses antes de ir para a garrafa.
Aqui no Brasil a badalada Pinot Noir também ganha destaque em algumas vinícola. Um Pinot Noir que vem dando o que falar é o Microlote da UVVA, vinícola localizada na Chapada Diamantina, na Bahia.
O rótulo, que é uma edição limitada, combina sofisticação, tradição e inovação, resultado de uvas cultivadas a 1.1 50 metros acima do nível do mar, em um terroir privilegiado pelo microclima tropical de altitude.
O blend das safras de 2022 e 2023 tem metade maturada por cinco meses em barricas de carvalho francês, enquanto a outra metade foi vinificada exclusivamente em tanques /2 inox, conferindo complexidade e delicadeza ao produto final.
E para fechar a lista, um Pinot Noir de Brasília, o único produzido no Distrito Federal. Esse daqui é pra ficar de olho! O Pinot Noir Casa Vitor, foi produzido em pouquíssima quantidade, é um dos tintos brasileiros que valorizam expressão das frutas.
Elaborado como “teste” de adaptação desta casta no Cerrado, o Pinot da Casa Vitor rendeu apenas 40 garrafas em 2023, mas eu provei e posso garantir que é um super vinho. Como o resultado foi surpreendente, a vinícola engarrafou outras 650 novas garrafas. Eu se fosse você já corria pra garantir a sua!
Esses vinhos estão disponíveis nas lojas World Wine, Casa La Pastina, WM vinhos, site da Uvva e lojas pelo Brasil e site e e-commerce da Casa Vitor.
Escolha o seu e celebre a data em alto estilo. Saúde! Ou melhor: Santé!