GPS Brasília comscore

CCBB recebe exposição do fotógrafo Antônio Roseno de Lima

Antônio é um artista outsider descoberto no final da década de 80 pelo professor Geraldo Porto
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

Semianalfabeto, Antônio Roseno de Lima tirou da dura realidade de favelado a inspiração para criar uma obra que é reflexo da mais pura e encantadora arte bruta. Agora, o fotógrafo e pintor chega ao CCBB de Brasília com sua exposição. 

De 2 de abril a 22 de maio, a mostra ‘A.R.L. Vida e Obra’ terá visitação gratuita, mediante emissão de ingresso no site e na bilheteria física. 

Com o intuito de desvendar as diferentes camadas da obra de Antônio, a exposição está dividida em seis seções, apresentando um panorama completo das diversas facetas do artista. 

Na primeira delas, ‘O Bêbado’, vislumbramos as raízes de A.R.L. em sua arte, onde se destacam cores chapadas e não existem meios-tons ou efeito de claro-escuro, além do uso de palavras. Iniciada em 1975, essa série traz rostos de olhos embaralhados e alucinados pela bebida, trabalho que o projetou como artista no mercado internacional, se tornando sua marca registrada.

Em ‘Recortes da Cidade’, mergulhamos nas aspirações e fantasias do artista, onde o vemos estampado em notas de dinheiro (fora de circulação); a casa bonita, colorida e com luz elétrica; o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.

Na seção ‘Presidentes’, figuram fatos históricos e notáveis como Afonso Pena, Nilo Peçanha, Getúlio Vargas, Mário de Andrade e Santos Dumont, o seu maior ídolo. 

Já em ‘O Fotógrafo’, temos reflexos de sua grande paixão, o ofício que aprendeu a exercer aos 35 anos, em São Paulo, e tentou manter vivo no interior (Indaiatuba), mesmo depois de fechar seu estúdio por falta de recursos. 

‘Frutos, Flores e Animais’ trazem composições ingênuas de galos, sapos, cavalos, gatos, capivaras e onças ou ainda quadros com traços quase “picassianos” de vacas. 

‘Mulheres e Santas’ completa o passeio pela alma criativa de Roseno, um galanteador que gostava de retratar mulheres bonitas, e que seguiu as homenageando em forma de sereias ou à imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Serviço

“A.R.L. Vida e Obra” de Antônio Roseno de Lima 

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Local | Galeria 1 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Informações | (61) 3108 7600

Visitação | De 2 de abril a 22 de março de 2024

Horário | De terça a domingo, das 9h às 21h

Acesso | Gratuito, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília

Classificação Indicativa | Livre

 

Últimas

Política