GPS Brasília comscore

CCBB recebe 9ª edição da Mostra de Cinema Europeu. Confira programação

Na programação, filmes recentes, inéditos no Brasil e premiados em diversos festivais europeus

Compartilhe:

De quarta, 10, a domingo, 14, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) será casa da 19ª edição da tradicional Mostra de Cinema Europeu. O evento é parte do Festival Cultural Europeu, que também ocorre no CCBB e traz diversas atrações musicais e teatrais. 

 

Há dois anos o evento ocorria de forma remota e, em 2023, retorna para um espaço físico. Na programação, filmes recentes, inéditos no Brasil e premiados em diversos festivais europeus. 

 

São títulos de nove nacionalidades (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Países Baixos, Portugal e Suécia). Desses, sete são longas-metragens e três curtas-metragens. Há produções para diversas idades, entre dramas, animações. 

 

A Mostra de Cinema Europeu integra a programação da 19ª Semana da Europa, organizada pela Eunic Brasília (Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

 

IceMerchants.jpg
O filme Ice Merchants: um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite

 

Confira alguns títulos:

 

  • Hilma [Hilma] (93 min; dir. Lasse Hallström; 2022; Suécia – Classificação 12 anos)
     

Criada e dirigida pelo indicado ao Oscar Lasse Hallström, esta é uma história sobre uma busca inabalável pela verdade sobre a humanidade e o universo em uma época em que os homens ditavam todas as regras.

 

Hilma explora a vida enigmática de Hilma af Klint (1862-1944), cuja arte não convencional e altamente espiritual permaneceu bastante desconhecida por décadas. 

 

Hoje, af Klint é reconhecida como uma das primeiras artistas abstratas do mundo ocidental, uma conquista ainda mais impressionante pela cena artística dominada por homens que a cercava.

 

 

  • Une si longue marche [Uma Caminhada tão longa] (62 min; dir. Dominique Loreau; 2022; Bélgica – Classificação Livre)
     

O filme questiona o encontro conflituoso entre seres humanos e caranguejos chineses, que foram acidentalmente importados para a Europa do Norte e migram todos os anos para nossos rios e riachos poluídos. 

 

Tentando contornar os obstáculos criados pelos humanos, eles invadem pequenas cidades ou bloqueiam os filtros de uma usina nuclear.

 

 

  • Die Pfefferkörner [Os Peppercorns e o Tesouro das profundezas do mar] (94 min; dir. Christian Theede; 2020; Alemanha – Classificação 6 anos)

 

PFEFFERKOERNER_DIE_Foto_05.jpg

 

Os Peppercorns têm que lidar com uma máfia internacional do lixo, que não só continua suas maquinações sem ser perturbada, mas também quer pegar os valiosos resultados de pesquisa de uma bióloga marinha. Mas os criminosos fizeram as contas sem os jovens detetives!

 

 

  • I Don’t Wanna Dance [Eu não quero dançar] (89 min; dir. Flynn Von Kleist; 2021; Países Baixos – Classificação 12 anos)

 

Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. I Don’t Wanna Dance é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist. O filme é baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.

 

 

Programação

Quarta-feira, 10 de maio
18h30 – Hilma (93 min; dir. Lasse Hallström; 2022; Suécia) – Classificação 12 anos | Abertura com falas de representantes da Embaixada de Portugal; da Delegação da União Europeia no Brasil; e da Embaixada da Suécia

Quinta-feira, 11 de maio
18h30 – Voando adiante (74 min; dir. Dr. Max Gruber; 2022; Áustria) – Classificação Livre
20h – Ailo: a jornada de uma rena (86 min; dir. Guillaume Maidatchevsky; 2018; França, Finlândia, Noruega) – Classificação 12 anos

Sexta-feira, 12 de maio
18h30 – Uma Caminhada tão longa (62 min; dir. Dominique Loreau; 2022; Bélgica) – Classificação Livre
20h – Jezdeca/Riders (110 min; dir. Dominik Mencej; 2022; Eslovênia) – Classificação 16 anos

Sábado, 13 de maio
15h – Ice Merchants (14 min; dir. João Gonzalez; 2022; Portugal) – Classificação livre | The Voyager  (5 min; dir. João Gonzalez; 2017; Portugal) | Nestor (6 min; dir. João Gonzalez; 2019; Portugal) – Classificação 12 anos
17h30 – Eu não quero dançar (89 min; dir. Flynn Von Kleist; 2021; Países Baixos) – Classificação 12 anos

Domingo, 14 de maio
15h – Os Peppercorns e o Tesouro das profundezas do mar (94 min; dir. Christian Theede; 2020; Alemanha) – Classificação 6 anos
17h30 – Alcarrás (120 min; dir. Carla Simón; 2022; Espanha) – Classificação 12 anos