Nessa segunda-feira (10), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília foi palco do coquetel de abertura da exposição ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia, com Ailton Krenak’. A noite festiva reuniu cerca de 300 convidados, incluindo lideranças indígenas, representantes do corpo diplomático, entidades como Funai e Funarte, além de entusiastas da fotografia e das artes em geral. O evento celebrou a causa ambiental e os povos originários.
A exposição, que conta com a curadoria de Ailton Krenak, apresenta 120 fotos capturadas pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura entre 1993 e 1998 na Amazônia. Krenak, uma figura importante na luta pelos direitos indígenas e pela preservação ambiental, interagiu com os convidados, posou para fotos e enfatizou, em seu discurso de abertura, a relevância de proteger o meio ambiente e valorizar a sabedoria dos povos originários.
Entre os presentes estavam Ricardo Ohtake, presidente do conselho do Instituto Tomie Ohtake, e Gabriela Moulin, diretora executiva do Instituto, que viajaram especialmente para prestigiar o evento. O coquetel também contou com um buffet assinado pela chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo.
A mostra ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia, com Ailton Krenak’ ficará aberta ao público até o dia 18 de agosto, na galeria 1 do CCBB Brasília, das 9h às 21h, com entrada gratuita. Durante a primeira semana, a programação incluirá mesas redondas e oficinas com lideranças indígenas representadas na exposição.