O Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília será palco da estreia da peça ‘Fim de Partida’, baseada no texto do dramaturgo Samuel Beckett. O espetáculo estreia dia 28 de março, e fica em cartaz até 21 de abril, com sessões de sexta a segunda-feira, sempre às 19h.
A peça conta com a direção de Eid Ribeiro, um dos mais relevantes artistas do teatro brasileiro. O diretor ao revisitar ‘Fim de Partida’, traz uma nova abordagem à obra, desta vez tendo como protagonistas dois palhaços da Trupe Garnizé: Francisco Dornellas e seu filho Victor. Completam o elenco, em participações especiais, João Santos e Marina Viana.
“Queremos mostrar que Samuel Beckett é um escritor e poeta visionário. À medida que o tempo passa, sua criação se torna cada vez mais atual diante do mundo em que vivemos. E nada melhor que a sabedoria de um velho palhaço para narrar a sua história. Esperamos, assim, que o nosso Fim de Partida seja uma ode de amor ao teatro, como também demonstrar a possibilidade de enaltecer a vida através da arte”, explica Eid Ribeiro.
Escrita por Beckett em um cenário pós duas guerras mundiais, ‘Fim de Partida’ lança um olhar crítico sobre as relações humanas em um mundo destruído. No espaço confinado de um bunker, as duas personagens principais, Hamm e Clov, dialogam em um jogo de repetições próprio da comédia burlesca.
“Enquanto o mundo caminha para a extinção, no premonitório planeta Beckettiano, onde os seres humanos não conseguem se comunicar apesar de falarem pelos cotovelos, o humor e o riso fazem parte dessa nossa tragédia. E nada melhor que ter ao lado a companhia de dois palhaços. Por que não? A estrada é longa, cheia de curvas e encruzilhadas onde podemos nos perder”, reflete o diretor.
Serviço
Fim de Partida
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Temporada: de 28 de março a 21 de abril de 2024
Horários: de sexta-feira a segunda-feira, sempre às 19h
Ingresso: R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB)
Vendas no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília, a partir de 23 de março