O Catar, sede da **Copa do Mundo de 2022**, é um país conhecido pelas _riquezas e luxos_. Lá, oito estádios serão palco dos jogos do Mundial da Fifa, que começa em 20 de novembro. Ah, e a **ostentação** também está presente nas instalações! Os locais que receberão as partidas são Khalifa International, Al Bayt, Al Janoub, Ahmad Bin Ali, Al Thumama, Education City, 974 e Lusail.
Com especificidades em cada um deles, um detalhe chama atenção. Será a Copa do Mundo com estádios mais próximos uns dos outros – os mais distantes estarão apenas a 70 km uns dos outros. O único local que não foi erguido exclusivamente para a Copa, entre os oito, é o Khalifa International. Além das inovações e tecnologias pensadas, os arquitetos construíram o primeiro projeto “desmontável”, já que algumas sedes utilizadas pela Fifa vão ser reduzidas após o Mundial, dando lugar a hotéis, por exemplo.
_Conheça algumas curiosidades de cada um deles:_
**Estádio Al Bayt**
O Capitão Cafu durante conversa no Flow podcast revelou que no segundo andar do estádio existem suítes de hotel com cama, geladeira e microondas. É a parte do camarote do local. “Você abre a janela e está dentro do estádio. Você pode se hospedar dentro do estádio e se tiverem 30 jogos lá, você os acompanha da sua varanda. Além disso, ainda há restaurante e shopping dentro do estádio ”.
Ainda na entrevista, Cafu revelou: “O Catar é um país onde tudo funciona, se sua carteira cair no chão alguém vai te encontrar para te devolver. Tudo lá é luxuoso e muito caro. Durante a reunião com grandes nomes dos políticos do país para falar sobre a Copa do Mundo, foi mencionado por um dos Sheikhs que a Copa do Catar não é para mochileiros, e sim para empresários”.
Com capacidade para até 60 mil torcedores, a arena é toda coberta com estilo de “tenda”. A ideia faz referência às Bayt al sha’ar, que são as tendas usadas pelos nômades árabes. Além disso, seu interior impressiona pelas características que lembram a cultura e riqueza do país. O projeto paisagístico foi encomendado junto às utilidades subterrâneas do espaço.

**Estádio Khalifa International**
O único estádio que já existia antes do Mundial e o mais importante do país, o Khalifa foi construído em 1976. Os dois arcos principais formados em seu exterior representam “o abraço dos torcedores”. Shopping, centro aquático e hotel fazem parte do complexo ao seu redor, além de uma tecnologia de resfriamento para jogos no verão.

**Estádio Al Janoub**
Em homenagem a um símbolo do país, o estádio lembra os “dhow”, tradicionais barcos de pesca de pérolas, e pode acomodar até 40 mil pessoas.

**Estádio Ahmad Bin Ali**
Era o antigo estádio Al Rayyan Sports Club, time no qual o colombiano James Rodríguez atuou. Sua fachada representa “a família, o deserto, a flora e fauna nativas, assim como o comércio local e internacional”. Sendo exemplo de uma nova tecnologia do país sede, será readaptado no futuro e sua capacidade de 40 mil pessoas será reduzida pela metade.

**Estádio Al Thumama**
Assim como outras coberturas que remetem a características do país, o Al Thumama lembra chapéu tradicional da região, usado pelos homens adultos, chamado “gahfiya”. No futuro, um hotel fará parte da estrutura após metade do estádio também ser “desmontada”.

**Estádio Education City**
Com áreas verdes no interior, os bancos excedentes após o Mundial serão todos doados, já que os 40 mil lugares serão reduzidos para 25 mil.

**Estádio 974**
O nome remete a 974 contêneires na fachada que homenageiam o comércio internacional e a navegação. Também faz referência ao código de discagem do país. Como as obras do Fenwick Iribarren Architects, que serão desmontadas, o estádio não permanecerá como está hoje.

**Estádio Lusail**
Palco da grande final da competição, em 18 de dezembro, é o estádio de maior capacidade, já que comporta 80 mil torcedores. Nele, a decoração árabe foi o ponto de partida para a criação da estrutura. No futuro, será um centro comunitário.
