GPS Brasília comscore

Cassação de deputado brasileiro com controvérsias é rejeitada nos EUA

Filiado ao Republicanos, George Santos foi indiciado e coleciona contradições
George Santos
Envolvido em polêmicas, deputado George Santos teve mandato preservado nos EUA

Compartilhe:

O Capitólio dos Estados Unidos, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, rejeitou, na noite de quarta-feira (1º), o pedido de cassação contra o deputado republicano George Santos, que é filho de brasileiros e esteve envolvido em diversas controvérsias em relação ao próprio passado. Santos também foi acusado por lavagem de dinheiro e estelionato.

Segundo informações do canal NBC News, o pedido não obteve a maioria necessária dos votos para destituir o mandato de Santos. O placar final registrou 179 votos a favor da cassação, 213 contra e 19 abstenções.

George Santos, que se apresentou como o primeiro político abertamente gay eleito pelo Partido Republicano, ganhou notoriedade após o jornal The New York Times revelar que ele teria inventado diversos aspectos de sua vida pessoal e profissional, incluindo formações acadêmicas.

Entre as alegações contra ele, consta o fato de Santos ter declarado que possuía diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, porém, ambas as instituições de ensino negaram que ele tenha estudado lá.

Além disso, o deputado afirmou que sua mãe, Fátima Devolder, estava nas Torres Gêmeas, em Nova York, no dia dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o que posteriormente se comprovou ser uma mentira.

Em maio deste ano, George Santos confessou ter cometido o crime de estelionato no Brasil e acordou com o Ministério Público do Rio de Janeiro uma medida chamada “Acordo de Não Persecução Penal” (ANPP), que visa a evitar um processo criminal mais extenso.

Últimas

Política