GPS Brasília comscore

Casos de síndrome respiratória grave aumentam entre crianças e adolescentes, aponta Fiocruz

Boletim InfoGripe alerta para alta da SRAG em dez estados; pesquisadores recomendam uso de máscaras e vacinação

O mais recente boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (13) pela Fiocruz, aponta um crescimento preocupante nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes de até 14 anos.

A alta da doença, que varia de nível moderado a alto, tem sido mais expressiva nos estados do Pará, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Entre crianças de até dois anos, os casos estão mais frequentemente associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), enquanto na faixa etária de 2 a 14 anos, o rinovírus é o principal responsável.

O boletim também destaca que, entre idosos, os casos de SRAG relacionados à covid-19 continuam em nível moderado no Mato Grosso e Tocantins, com tendência de crescimento neste último estado.

Nas demais regiões Sul, Sudeste e Nordeste, embora haja aumento de ocorrências, a incidência permanece baixa.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e integrante da equipe do InfoGripe, reforça a necessidade de medidas preventivas, especialmente em locais onde os casos estão em alta.

O uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração, além de postos de saúde, é recomendado. A melhor forma de evitar hospitalizações e óbitos por covid-19 continua sendo a vacinação“, afirma.

Portella enfatiza que pessoas dos grupos de risco devem manter a imunização em dia. “Idosos e imunocomprometidos precisam se vacinar a cada seis meses, enquanto os demais grupos prioritários devem tomar a vacina anualmente”, destaca.

Alerta

O levantamento mostra que dez estados apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta ou alto risco, com tendência de crescimento no longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Entre as capitais, nove também registram sinais de aumento nos casos: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Macapá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.