GPS Brasília comscore

Casos de febre maculosa acendem alerta sobre riscos para população

As recentes mortes de quatro pessoas em Campinas (SP) chamaram a atenção para a transmissão da doença chamada febre maculosa. Mais comum entre junho e novembro, a enfermidade pode chegar a 80% de letalidade, e pode ser tratada por meio de remédios antibióticos.

 

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma americanum), comum em áreas rurais e florestais. Esses carrapatos são encontrados em animais selvagens, como capivaras, que atuam como hospedeiros, mas não transmitem a bactéria. Quando uma pessoa é picada por um carrapato infectado, a bactéria pode ser transmitida para o organismo humano.

 

Os sintomas iniciais da febre maculosa podem se assemelhar a uma gripe comum, incluindo febre, dores de cabeça e musculares, fadiga e mal-estar geral. Após alguns dias, podem surgir manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a doença pode levar a complicações, como pneumonia, insuficiência renal e até mesmo óbito.

 

De acordo com o subsecretário de vigilância à saúde do DF, Divino Valero, deve-se buscar ajuda nos primeiros dias após o aparecimento de sintomas, para que a doença não se desenvolva.

 

“O DF está vigilante quanto aos casos tanto na vigilância epidemiológica quanto ambiental. Isso faz parte da nossa rotina. E na situação da febre maculosa, os cuidados seguem bem parecidos quanto à vigilância do meio ambiente e de animais. Fazendo o manejo ambiental, conseguimos evitar o carrapato, e consequentemente, a doença”, explica.

 

Para se proteger do carrapato, é recomendado utilizar repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente em áreas de muita vegetação.
 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.