O Distrito Federal está enfrentando um aumento nos casos de covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Para se ter ideia, entre os dias 10 e 16 de setembro, foram registrados 1.060 novos casos da doença na capital federal. Além disso, os dados confirmaram dois óbitos, ocorridos em 9 de fevereiro e em 3 de setembro de 2023, ambos pacientes com comorbidades, um na faixa etária de 60 a 69 anos e outro com mais de 80 anos.
É importante ressaltar que um novo sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) não detectou novos casos da subvariante EG.5.1, internacionalmente conhecida como Éris. A SES-DF confirmou que a capital ainda tem apenas um caso dessa subvariante, que foi identificado em agosto.
No entanto, o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, Divino Valero, alertou que o boletim semanal incluiu 1.477 novos casos, sendo que 417 deles são referentes à semana anterior. Esse acúmulo de casos represados ocorreu devido ao atraso na notificação por parte de laboratórios privados durante um feriado prolongado.
Como resultado desse atraso, o índice R(t), que indica a taxa de transmissão do vírus, apresentou um aumento de 1,20 para 1,23. Isso significa que cada cem pessoas com covid-19 no DF transmitiram a doença para outras 123. Vale ressaltar que, entre 27 de agosto e 3 de setembro, o R(t) chegou a 1,36.
Divino Valero enfatizou a importância da vacinação de reforço como medida preventiva e instou a população a seguir as práticas de etiqueta respiratória caso apresentem sintomas gripais. Ele observou que a maioria dos casos recentemente notificados são de pacientes com sintomas mais leves.
Entre os dias 12 e 18 de setembro, o Distrito Federal aplicou um total de 11.329 doses de vacinas contra a covid-19, abrangendo primeiras e segundas doses, bem como doses de reforço, incluindo versões infantis e bivalentes.
Essa marca foi alcançada graças ao esforço de aproximadamente 100 locais de vacinação, bem como ações em escolas, supermercados, shoppings e outros espaços movimentados, incluindo o “Carro da Vacina”. Desde o início da campanha de imunização em janeiro de 2021, a SES-DF já aplicou um total de 7.849.494 doses.
Embora cerca de 82% da população tenha recebido pelo menos uma dose do imunizante e 78,8% tenha completado o esquema vacinal de duas doses, os índices de doses de reforço ainda estão mais baixos.
Aproximadamente metade da população (48,6%) não recebeu nenhuma dose de reforço, e essa proporção é ainda maior entre os indivíduos com até 19 anos de idade, atingindo cerca de 59,6%. Para as crianças de 5 a 11 anos, o índice de não retorno para a dose de reforço é ainda mais alto, chegando a 83,5%.