Com a chegada das férias escolares, cresce a preocupação com a segurança de crianças e adolescentes durante atividades ao ar livre. Uma das mais populares e bem tradicionais é empinar pipas. No entanto, a brincadeira pode se tornar extremamente perigosa quando praticada perto da rede elétrica. No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Brasília registrou 170 ocorrências envolvendo pipas presas em fiações, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2024 e de 60% se comparado a 2023.
As linhas de pipa, quando entram em contato com postes, transformadores ou cabos de alta tensão, podem provocar curtos-circuitos, choques e quedas de energia. Apenas neste ano, os incidentes causaram a interrupção do fornecimento de energia para mais de 39 mil moradores do Distrito Federal.
Os riscos aumentam ainda mais com o uso de cerol ou linha chilena, que além de danificar os fios, representam ameaça real à vida de motociclistas e pedestres.
“A recomendação é soltar pipas sempre em locais amplos e afastados da rede elétrica, como parques e campos abertos. Nunca tente recuperar uma pipa enroscada nos fios”, orienta Antonio Lima, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília.
Para evitar acidentes, a empresa destaca algumas regras básicas: evite áreas com fiação elétrica, não use papel laminado ou fios metálicos, nunca brinque em dias de chuva ou vento forte e mantenha distância de motociclistas.
“Jamais tente retirar uma pipa presa na fiação. E nunca utilize cerol ou linha chilena, além de danificar os fios, esses materiais colocam em risco a vida de pedestres e motociclistas”, reforça Antonio.
Confira as dicas da Neoenergia para soltar pipa com segurança:
- Evite locais próximos à rede elétrica;
- Nunca use fios metálicos ou papel laminado na confecção da pipa;
- Não utilize cerol ou linha chilena;
- Jamais tente retirar pipas presas nos fios;
- Não solte pipas em dias de chuva ou com ventos fortes;
- Atenção redobrada com motociclistas e ciclistas, a linha pode causar acidentes graves.
- Cuidados com a energia elétrica dentro de casa:
Caso uma pipa fique presa, a orientação é não se arriscar e acionar a Neoenergia pelo telefone 116.
*Com informações da Neoenergia