**A seleção brasileira venceu a Suíça, nesta segunda-feira (28), pela segunda rodada da fase de grupos e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo**. Sem Neymar e Danilo, Tite começou o jogo com Fred no lugar de Neymar, adiantou Lucas Paquetá e pôs Éder Militão na lateral-direita. No primeiro tempo, encontrou grandes dificuldades contra a fechadíssima defesa suíça. O panorama se repetiu na segunda etapa, mesmo com o técnico Tite mexendo na equipe. Mas o volante Casemiro, aos 37 minutos, “pisou na área” e, com um chute de primeira, deu a vitória ao Brasil, a primeira sobre a equipe europeia em Copas, após dois empates (na de 1950, disputada no Brasil, e na de 2018, na Rússia).
O jogo foi dificílimo para o Brasil, pois a Suíça tinha uma proposta defensiva clara, desde que a bola começou a rolar no Estádio 974, totalmente erguido com contêineres às margens da baía de Doha e que será desmontado ao final da Copa. Sem Neymar, coube a Richarlison ser a figura central do time, abastecido pelos pontas Vinícus Júnior e Raphinha. Mas a bola não chegava, diante do fechadíssimo 4-5-1 montado por Murat Yakin. E não chegava também porque, com dois volantes de contenção, Casemiro e Fred, faltava a ligação com o ataque, que Lucas Paquetá não conseguiu fazer.
O jogo começou muito estudado, com poucas chances criadas até que, aos 18, Paquetá cruzou na pequena área, mas Elvedi chegou antes de Richarlison. Aos 26, Raphinha lançou para Vinícius Júnior, sozinho, pegar de primeira. Sommer colocou para escanteio. Aos 31, Raphinha chutou de fora da área, para o goleiro suíço encaixar sem dificuldade. Depois disso, a equipe de Tite se acautelou e preferiu ir com o 0 x 0 para o intervalo.
Ainda com a bola correndo no final da etapa, Rodrygo foi para o aquecimento e entrou no lugar de Paquetá no intervalo, desmontando o esquema do primeiro tempo. A seleção foi à frente e passou a dar campo para os suíços. Mas quando a partida estave equilibrada, aos 16 minutos, Casemiro enfiou uma bola perfeita para Vinícius Júnior, que driblou Elvedi e tocou na saída de Sommer. O VAR, porém, anulou o gol, por impedimento no começo da jogada.
Diante de uma Suíça fechada, Tite mexeu várias vezes no time, empurrando-o para o ataque, sem conseguir furar a defesa rival. De tanto pressionar, aos 37, veio o gol da vitória. Melhor jogador em campo, o volante Casemiro foi acionado por Rodrygo na área e pegou de primeira. O chute foi forte, de trivela, sem chance para Sommer. Com a vitória embaixo do braço, o Brasil ainda teve chances de ampliar. Aos 47, Vinícius Júnior partiu livre, mas acabou desarmado. Um minuto depois, Rodrygo chutou em cima de um defensor.
Com o resultado, o Brasil chegou a seis pontos, com três gols de saldo e defesa invicta. Já classificada para as oitavas, a seleção enfrenta Camarões a partir das 16h de sexta-feira (2). No mesmo horário, a Suíça terá duelo europeu contra a Sérvia.
**BRASIL 1**
Alisson, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinícius Júnior.
**Técnico:** Tite
**SUÍÇA 0**
Sommer, Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Sow (Aebischer), Rieder (Steffen), Xhaka e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic).
**Técnico:** Murat Yakin
**Gol:** Casemiro, aos 37 minutos do segundo tempo.
**Árbitro:** Ivan Barton, auxiliado por David Morán e Zachari Zeegelaar.
**Estádio:** 974