Uma noite de muito requinte marcou a conclusão de um ano do programa de relacionamento do Casapark Prime, na última quarta-feira (13). Com a presença de 250 arquitetos, designer de interiores, decoradores, paisagistas e lojistas, foram revelados os profissionais premiados pelo projeto. Em seguida, foi promovida uma palestra com o arquiteto brasileiro renomado internacionalmente, Guto Requena. A noite foi encerrada com uma festa exclusiva no Espaço Casa.
“Celebrar a conclusão do primeiro ciclo e dar início à segunda etapa do Casapark Prime é reconhecer o trabalho de profissionais incríveis que se tornaram grandes parceiros dos lojistas e do Casapark. É por intermédio deles que balizamos muitas de nossas ações e temos a certeza de que estamos indo no caminho certo. Além de premiações importantes como forma de reconhecimentos desses profissionais e dos encontros sempre enriquecedores, construímos relações de confiança e amizade. É com esse espírito e muitas novidades que continuaremos no segundo ciclo do Casapark Prime que começa a partir de agora”, anunciou a diretora de Marketing do Casapark, Ivana Valença.
Ivana Valença
Após a abertura do evento, a diretora revelou os nomes dos dois escritórios de arquitetura e design de interiores premiados por sua relevante participação e contribuição para o sucesso do Casapark Prime. Foram premiados os escritórios Liê Arquitetas e Valéria Gontijo + Arquitetos. Eles receberam um voucher no valor de R$ 50 mil para usar em uma agência de viagens.

Carol Gomide e Carol Nathair
“Atuamos muito no mercado e estamos o tempo todo procurando novidades inteligentes para apresentar aos nossos clientes. Para mim, o Casapark é um ícone de novidades”, disse a arquiteta premiada Carolina Nathair, da Liê Arquitetas. “Além de trazer muitas ideias inovadores, o programa Casapark Prime é uma iniciativa que fortalece a relação dos arquitetos com parceiros, fornecedores e lojistas, o que é muito importante para o crescimento do nosso trabalho”, complementou Carolina Gomide, sócia de Nathair.
Mariana Leal e Regina Luna
Regina Luna, sócia-proprietária da Stermaan, especializada em cortinas, persianas e toldos, destacou que o programa é fundamental para a atualização dos lojistas do shopping. “O programa de relacionamento proporciona aos envolvidos uma aproximação não só para parcerias, mais também para explorar cultura e arte, então, são várias ações interessantes que fortalecem nosso trabalho”, destacou.
“O programa Casapark Prime está indo muito além das expectativas, já que está proporciona também uma aproximação com a cultura, além de profissionalizar os arquitetos com muito carinho e dedicação”, disse Eduardo Sainz, da Sainz Arquitetura, escritório que também tem como sócia Lilian Sainz.
Palestra – O arquiteto e diretor de arte Guto Requena trouxe uma série de assuntos atuais sobre arquitetura, tecnologia e afeto. Para ele, um dos passos importantes que devem ser dados pela arquitetura é repensar o modelo construtivo da indústria civil no Brasil que, neste segmento, é o segundo maior emissor de CO2 na atmosfera. Aliado a esse pensamento de sustentabilidade ambiental, ele falou de projetos que favorecem a conexão entre as pessoas, valorizam a diversidade social e fazem uso da inteligência artificial.

Guto Requena
“Temos que pensar no futuro. Hoje, utilizamos muito o concreto e materiais não sustentáveis. Temos que explorar a bioarquitetura. Ao contrário do concreto, um projeto que usa estrutura de madeira pode futuramente ser triturada e virar adubo. Não precisa, por exemplo, usar ar condicionado sempre, mas podemos estudar como reduzir o calor nos ambientes. Podemos aliar a biofilia, acrescentando mais oxigênio nos ambientes com mais inserção de plantas, trazendo comodidade para as pessoas”, disse.
O arquiteto enfatizou a importância de também estimular a empatia entre as pessoas por intermédio dos projetos.
“Será que o projeto arquitetônico tem o poder de fazer as pessoas sorrirem, simpatizarem e reforçarem as relações coletivas?”, questionou ao público, ao apresentar projetos que aproximaram a comunidade em espaços coletivos.
Na área de inteligência artificial, o arquiteto apresentou projetos usando impressão 3D. Também falou da experiência de elaboração de um piso para um café de alto luxo em São Paulo. “Usamos uma plataforma e criamos mais de 200 imagens para o local. Uma dessas imagens foi escolhida para produzir um piso que, se fosse projetado por por um designer gráfico sem inteligëncia artificial, levaria meses”, finalizou.
Na festa exclusiva realizada no Espaço Casa, os convidados puderam degustar diversos empratados servidos em um coquetel volante da Rio 40graus e a música ficou por conta das DJ Ella Nasser e Ana Chris, que assumiram as picapes até o fim da celebração com musicas pop, eletrônicas, sertanejo e diversos gêneros musicais.
Fotos César Rebouças e Vanessa Castro

Carol Kanj, Guto Requena e Ivana Valença

Adriana Nunes e Léo Batisaco

Alessandra Oliveira e Leandro Figueiredo

Alex Claver

Ana Chris e Juliana Zuba

Ana Paula Onzi, César Santos e Louise Solano

Carol Souto e Ana Paula Ribeiro

Bruno Sellani

Bruno Pessoa e Paula Dutra

Bruna Teixeira, Carol Kanj e Carol Nathair

Brenda Carvalho, Vívian Maia e Peter Ulrich

Bárbara Danta e Christian Blum

Caroline Kraft

Matheus Alves e Enrico Lettieri

Marlene de Paula e Jefferson Coelho

Mesquita da Marinha e Priscilla Domenech

Maria Araújo

Marco Túlio Leite e Léo Batisaco

Marcelo Motta, Vivian Maia e César Santos

Mar Magalhaes e Cláudio Marks