O jardim do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi palco de um momento de emoção e solidariedade nesta segunda-feira (17). A paciente oncológica Vanessa do Nascimento Sousa, de 27 anos, oficializou sua união com Rodrigo Viturino Santos, 37, em uma cerimônia especial organizada pela equipe multiprofissional do hospital e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
Internada há três meses para tratamento de uma neoplasia maligna no colo do útero, Vanessa manifestou à psicóloga Brenda Magalhães o desejo de se casar. A equipe do HBDF se mobilizou para concretizar o sonho, contando com o apoio de doadores que garantiram desde a decoração até o bufê da festa.
Segundo Kelly Marques, chefe do serviço de assistência oncológica do HBDF, diversas pessoas contribuíram para tornar a celebração possível. “As pessoas foram fazendo doações em dinheiro, de itens da festa como a decoração, o buffet, cadeiras e mesas, o cerimonial. Tudo que tivemos aqui na festa foi doação para fazer o evento do casal”, afirmou.
História de amor
Vanessa e Rodrigo compartilham uma história de sete anos juntos e uma família com cinco filhos. Além dos filhos biológicos, o casal também adotou Alison, de 3 anos. “Ele era filho da minha irmã, porém, devido a alguns problemas, acabamos adotando ele”, contou Vanessa.
Rodrigo, que trabalha como lavrador, ressaltou a importância da fé e da esperança no momento que enfrentam. “Precisamos ter fé e acreditar que é apenas uma fase. E entregar para Deus”, disse.
A celebração teve início com a entrada do noivo, seguida das testemunhas e dos filhos do casal como pajens e damas de honra. Em um momento de superação, Vanessa se levantou da cadeira de rodas e caminhou pelo corredor até Rodrigo.
O casamento foi oficializado pelo juiz de paz José Augusto Belmiro Façanha e pela juíza Vânia Carvalho, do cartório do 2º ofício de registro civil. A cerimônia também contou com um momento de acolhimento espiritual conduzido pela pastora Cristina Guimarães. “O segredo de um casamento feliz e blindado é ter Cristo como fundamento”, declarou.
Após a oficialização, os convidados foram recepcionados na Casinha Rosa da Rede Feminina, onde foi servido um almoço especial. O casal celebrou a união com bolo e doces doados por voluntários.
Solidariedade
Maria Idalina Costa, assistente social do HBDF, destacou a mudança no estado emocional de Vanessa após a realização do sonho. “Vendo a Vanessa hoje, e comparando com a Vanessa da semana passada, é totalmente diferente. A alegria fez com que melhorasse o semblante dela”, afirmou.
A coordenadora da Rede Feminina, Larissa Bezerra, ressaltou o envolvimento da comunidade na iniciativa. “Foram tantas pessoas querendo ajudar que tivemos que recusar doadores. A maior missão da Rede Feminina é despertar nas pessoas o olhar sensível e a emoção. Foi o que aconteceu aqui”, explicou.