Categories: Cidades

Casamento comunitário realiza o sonho de 51 casais no Pontão do Lago Sul

Foi às margens do Lago Paranoá que 51 noivos celebraram a união civil na 8ª edição do Casamento Comunitário promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Essa foi a primeira vez que a solenidade ocorreu no Pontão do Lago Sul. As edições anteriores tiveram o auditório do Museu Nacional da República como cenário. Com a nova celebração, o DF já ultrapassou a marca de mais de 300 casais beneficiados.

O “sim” dos nubentes ocorreu no fim da tarde desse domingo (3) em uma estrutura montada com direito a flores, música ao vivo e marcha nupcial. Diante da juíza de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho, e dos convidados, os casais mudaram o status de solteiros para casados.

Desde a primeira edição, em 2020, a política pública instituída por decreto tem como objetivo garantir os direitos civis da família aos noivos e estimular o convívio familiar. O programa é voltado para casais residentes no DF, com poucos recursos financeiros e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento.

Estamos regulamentando a situação de algumas pessoas que já estão juntas há muito tempo. Isso é a garantia de direitos e de cidadania”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Todos os beneficiados ficam isentos dos custos e ainda têm acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada também colaboram com a iniciativa, a exemplo do Sistema S responsável pelo preparo das noivas que ocorreu no Senac, no Setor Comercial Sul.

Responsável por ceder o espaço da cerimônia, a administradora do Pontão, Sandra Campos, destacou a relação do espaço com as relações românticas. “Aqui foi o cenário de inícios felizes e agradeço a Sejus de nos deixar fazer parte desse momento tão especial agora que é o casamento”, revelou.

Sonhos realizados

Há 12 anos morando junto com o noivo Francisco de Souza, a atendente Evani Pereira finalmente está realizando o sonho do casamento. “Sou grata a Deus por esse momento. Tem gente da minha família que agora quer casar também”, afirmou entre risos. Junto, o casal tem três filhos, a mais nova é a Maria Lis de poucos meses. “A gente sempre quis casar. O que impedia era a questão financeira. Creio que não teria condições de fazer um casamento perfeito desse, com vestido e penteado”, acrescentou.

Foi num grupo de WhatsApp que o jardineiro Mauricio Carlos Celestino ficou sabendo do programa e disse para a companheira Nildes Silva, com quem está há 15 anos: “Agora é a nossa chance, vamos?”. Não demorou para a noiva inscrevê-los. “Ela já estava me pressionando há muito tempo, então deu tudo certo. Tiro o chapéu para toda essa estrutura que é top e praticamente tudo é de graça. A equipe toda está de parabéns e eu e minha esposa também”, definiu.

Agência Brasília

Posts Recentes

Vigilantes de hospitais e UBSs entram em greve no DF

Atraso no pagamento de salários seria um dos motivos da paralização

15 minutos ago

Coreia do Sul tem primeiro museu de áudio do mundo

Inaugurado em Seul, museu tem acervo que leva os visitantes a uma viagem no tempo

19 minutos ago

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda (8)

A mudança tem o objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível

52 minutos ago

Colônia de férias do Planetário de Brasília está com inscrições abertas

As atividades acontecem entre os dias 16 e 19 de julho e são gratuitas

1 hora ago

Em Brasília, Marcelo Rosenbaum apresenta exposição e fala da potência da capital

Mostra Jalapoeira Apurada traz trabalho de mulheres quilombolas do Jalapão para Museu Nacional

2 horas ago

Lula afirma que aliança progressista na França serve de inspiração

Líderes latino-americanos comemoram vitória da esquerda francesa

2 horas ago