Um casal de idosos na Malásia atravessou o país de carro, pouco mais de 370km, para uma atração que era gerada por inteligência artificial. Eles assistiram a um vídeo na internet sem saber que se tratava de uma brincadeira da rede social Threads.
Eles viajaram para Pengkalan Hulu, Oeste do estado de Perak no fim de junho para conhecer um passeio de teleférico que supostamente existia no local.
No vídeo, uma repórter aparece dentro do teleférico, entrevistando pessoas enquanto elas faziam uma refeição luxuosa. Além dos turistas, ainda apareciam paisagens montanhosas belíssimas, também aparecia uma espécie de santuário animal onde veados podiam ser acariciados.
Ao chegar no hotel de destino, que seria próximo da atração, descobriram a verdade. Um dos atendentes de onde eles se hospedaram escreveu nas redes “Eu fiquei chocado, expliquei para a tia que o vídeo era feito por IA e não era real.” Ele ainda adicionou que ela questionou porque mentiriam, já que havia até uma repórter.
O casal ainda manifestou o desejo de processar o a repórter do vídeo, sem compreender que ela não existia. Isso chama muito a atenção para a importância em auxiliar pessoas com menos intimidade com tecnologia, como idosos, sobre conteúdos gerados sobre inteligência artificial.
An elderly couple from Malaysia traveled 300 kilometers to ride the “majestic Kuak cable car,” which they saw in a viral video.
Filled with excitement, they immediately packed for the trip — booked a hotel, traveled, checked in… and started looking for the cable car.… pic.twitter.com/d3XL2FjkNx
— NEXTA (@nexta_tv) July 11, 2025