
**Um aniversário, várias celebrações**. No ano em que a **mostra** em Brasília completa **trinta anos**, a tríade **Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá** comemora **duas décadas** completas realizando juntas a **CasaCor** no **Centro-Oeste**. Só isso já seria elemento suficiente para o deleite, mas o fato é que estamos falando da **maior e mais bem-sucedida edição** já realizada na capital federal. São **52 ambientes**, envolvendo **80 arquitetos** em **6,5 mil metros de área**.
Pois muito bem. A CasaCor sempre teve o **perfil arrojado** de **ocupar locais inesperados**, mas desta vez a superação foi além das expectativas. Quem poderia imaginar sessenta dias atrás que os 288 pilares de concreto com três metros de altura que sustentam uma **arena esportiva pós-moderna** se transformariam no mais **sofisticado encontro de decoração** da atualidade no Arena BRB Mané Garrincha?




Foi o que ocorreu. O Estádio Mané Garrincha, construído em 1974 sob a atmosfera da edificações de **Oscar Niemeyer**, e **repaginado quarenta anos depois** para a Copa do Mundo de 2014 **abrigou** ao redor de sua circunferência as **novas tendências** que apresentam ao entusiasta do segmento sobretudo fluidez, fleuma, equilíbrio, o aconchego e o etéreo no tema chamado de **Infinito Particular**. Pertinente após as mazelas que assolaram a humanidade vitimada pela pandemia.
>”A CASACOR Brasília é uma marca atual e inovadora. Durante todos esses anos que encanta a cidade com seus ambientes apaixonantes, ela não envelheceu. A cada ano está mais surpreendente e diversificada”, traduz Moema Leão.
Ao longo de **seis semanas**, o público poderá conferir **design, mobiliário, arte e paisagismo** traduzidos por meio de pesquisa coordenada por seus curadores. A **inspiração** sugere a atmosfera de **casas biográficas**, pois estas vão além dos estilos decorativos, instigando o elenco a **refletir** sobre a necessidade de projetar espaços que priorizem o **bem-estar físico, mental e espiritual**.




Outro **desafio** de ordem urgente é a **sustentabilidade**, porém aliada à estética, na busca por construções utilizando **luz natural**, 100% de **lâmpadas de LED, madeira certificada e equipamentos elétricos e hidráulicos ecoeficientes**. Atenção nas formas orgânicas, arquitetura biofílica, elementos naturais, espaços integrados e a tecnologia.
Os espaços, que vão de **estúdios residenciais** à uma **casa completa com 400 m²**, passam por **ambientes comerciais** como restaurantes, café e joalheria com criações de designers brasileiros e internacionais. Nomes portentosos como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Jean Gillon e Zanini de Zanine recebem novos talentos na arte como Christus Nóbrega, Julia Zardo e Celso Junior.
>“Esta edição é muito especial para todos nós, organizadores e participantes. São três décadas de amor pela arquitetura e o design em uma cidade que é ícone da arquitetura mundial”, afirma Sheila Podestá
A edição especial marca também o retorno à mostra dos **renomados profissionais** George Zardo e Denise Zuba. Zardo com o tema _Mi Casa Su Casa_ traz um **loft de 200 metros** quadrados de **refúgio e convívio integrados** utilizando cores escuras como protagonista. Já Zuba construiu uma casa em **disruptiva estrutura metálica** circundada por madeira, aquecida por pedras minerais rústicas, com um adendo: a residência pode ser **realocada** a outro local.




Como ocorre em todas edições, há **espaços** que **prestam homenagens** a personalidades. O ex-jogador de futebol brasiliense **Lúcio** é celebrado no **Refúgio do Jogador**, do Atelier Versiani, contando com peças do acervo do próprio zagueiro. Pioneiro do mobiliário com design, **Carlos Alberto Oliveira** é rememorado na **Casa Hill**, de Ney Lima e Walléria Teixeira.
Falando em **tradição**, vamos aos números. Nesta 30ª edição, o elenco de veteranos traz arquiteta Walléria Teixeira com 25 anos de presença na mostra. Miguel Gustavo e Ney Lima, 18. Já Hélio Albuquerque – que este ano estreia em participação solo – e Silvana Albuquerque, completam 11 anos no evento, assim como Larissa Dias, Angela Castilho e Silvana Albuquerque.
**Nomes que surgiram ano passado na mostra retornam em 2022** com novos status. É o caso de Maria Araujo e Matheus Silva. Entre os novos talentos, estão Amanda Rodrigues, Bianca Falcao, Glaucia de Sousa, Dalilla Menegotto, Jorge Carneiro, Victor Veiga, Marcella Schiavoni, Tatiana Guedes, Lisi Sandri e Yassmin Awwad.




Esta **edição histórica** conta com **marcas gastronômicas**. O restaurante, projeto de Tatiana Guedes, será operado por **Marie Cuisine**, enquanto o **Café**, ambiente assinado por Lisi Sandri, leva a marca **Minimalize**. Haverá ainda uma bar de drinks com vista privilegiada para o campo da Arena BRB Mané Garrincha. _“Ela é sinônimo de inovação, qualidade, vanguarda e renovação”_, finaliza Eliane Martins.
Até aqui você acompanhou nesta matéria o **trajeto natural do percurso** proposto pela organização da CasaCor Brasília 2022. De agora em diante, sugerimos que continue o caminho dessa **visita virtual** que, tanto pode anteceder aquela que você **fará em breve** ou ainda o tour que já visitou e tem a oportunidade de **matar as saudades**. Seja como for, tenha uma **ótima viagem** nesse **_”Infinito Particular”_**, pelas fotos de **Edgar César**!



































**Serviço:**
Quando: de 03 de setembro a 02 de novembro de 2022
Special Sale: 01 e 02 de novembro
Onde: Arena BRB Mané Garrincha. Entrada pelo túnel em frente aos Portões 6 e K www.casacor.com.br/mostras/brasilia
@casacor_brasília