GPS Brasília comscore

Casacor Brasília inaugura edição 2025 em novo cenário da cidade

Em noite de celebração, mostra recebeu convidados na Casa do Candango para apresentar os 50 ambientes desta edição

Em clima de festa e confraternização, a Casacor Brasília realizou seu tradicional evento de abertura da edição 2025, celebrando 33 anos de história. Mais de mil convidados participaram do coquetel assinado pelo Federal Buffet para prestigiar a mostra, que acontece até 12 de outubro na Casa do Candango. Com 50 ambientes criados por 67 profissionais, entre arquitetos, paisagistas e designers de interiores, a edição deste ano se desenvolve sob o tema Semear Sonhos

“Estamos muito felizes com a repercussão da mostra. Cada nova Casacor Brasília é um recomeço. E para esta edição queríamos que o espaço fosse repleto de significados, que representasse sonhos coletivos. E a Casa do Candango, nosso endereço em 2025 depois de três anos na Arena BRB Mané Garrincha, simboliza a memória dos trabalhadores que materializaram a capital do país, uma conexão perfeita com o tema deste ano”, observa Eliane Martins, uma das organizadoras.

casacor - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Eliane Martins, Moema Leão, José Humberto e Sheila Podestá

“Realizarmos a mostra em uma edificação abandonada por mais de uma década é um novo capítulo na história da nossa mostra. Ao contrário das edições anteriores, a Casa do Candango exigiu um extenso e desafiador trabalho de renovação da edificação e do seu entorno. Foi preciso restaurar, cuidar e transformar para devolver à cidade um bem quase esquecido”, completa Sheila de Podestá, sócia da mostra. 

casacor - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Gustavo Sarmento, Paula Santana e Celso Júnior

casacor - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Isadora e Karla Amaral

casacor - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Bella Salvati

A Casa do Candango, prédio histórico de três pavimentos erguido na Asa Sul do Plano Piloto, recebeu novas estruturas hidráulicas e elétricas, e o terreno passou por urbanização, com a construção de um amplo estacionamento e calçamento. “A revitalização do espaço o compromisso da mostra com práticas sustentáveis e inclusivas, e também com Brasília ao deixar como legado um patrimônio afetivo da cidade restaurado e transformado”, reforça Moema Leão, também organizadora da Casacor Brasília.

A mostra da Casacor Brasília 2025

A mostra ocupa uma área de 5.040 m², distribuída entre o térreo e os dois pavimentos do prédio. Os 50 ambientes propõem um manifesto pelo morar afetivo, regenerativo e consciente, explorando a identidade brasiliense por meio de elementos, como a terra vermelha do Cerrado, e de um design que dialoga com o artesanal, o sensorial e a contemplação. “Os projetos abraçam processos sustentáveis, materiais naturais e experiências imersivas que despertam os sentidos e sugerem um momento de pausa e introspecção”, destacam os organizadores.

A edição de 2025 reúne um elenco versátil de profissionais, combinando veteranos consagrados e novos talentos. Nomes como Walléria Teixeira e Ney Lima, presentes há 27 anos na mostra, Miguel Gustavo (23 edições) e Larissa Dias Arquitetura (16 participações) reforçam a tradição do evento.

Entre os estreantes, quase 20 profissionais se destacam, incluindo o convidado Elon Pfeiffer; os vencedores do 12º Prêmio Jovem Profissional da São Geraldo: Cecília Azambuja Graf, Isabelle Bizzo e o trio formado por Ana Clara Fabri, Mayara Pedrollo Vezolle e Thales Ferreira Lopes, do Studio Mavi; além de Caio Frederico e Marcia Urbano, que inauguram a presença da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) na mostra.

Esta edição também marca o retorno de profissionais consagrados após um período de ausência, como Leo Romano, Hélio Albuquerque e Cybele Barbosa, reafirmando a pluralidade de estilos e visões presentes na mostra.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI