Com o brilho e o reconhecimento que merecem, mulheres que ajudaram a construir a história de Brasília — tanto no passado quanto no presente — foram homenageadas nesse domingo (27), durante a 3ª edição do Prêmio Casa do Candango. Realizado no espaço Villa Rizza, o evento contou com gastronomia refinada, decoração primaveril e um ambiente à altura das homenageadas.

Margarida Kalil e Roseane Jordão | Foto: Vanessa Castro
Idealizado pela Casa do Candango, a primeira entidade beneficente da capital, fundada em 1960, o prêmio foi criado em 2023 para homenagear as mulheres pioneiras que deixaram para trás suas cidades, famílias e zonas de conforto para acompanhar seus maridos na construção da nova capital do Brasil. Com o sucesso da primeira edição, a premiação foi ampliada para também reconhecer mulheres nas categorias Empresarial, Política e Profissional Liberal — todas com trajetórias marcadas por coragem, inovação e contribuição social.

Amigas do Gabão | Foto: Vanessa Castro

Giselle Ferreira | Foto: Vanessa Castro
Ligia Amorim, que lidera a Casa do Candango, e a produtora Shine Produções, comandada por Roseane Jordão — responsável pela organização do evento —, criaram o prêmio com o intuito de dar visibilidade às mulheres que, historicamente, são esquecidas nas grandes homenagens públicas. “Na maioria dos casos, as homenagens são sempre direcionadas a homens e, para aquelas pessoas que ficam na sustentação emocional e familiar, tornam-se esquecidas ou pouco valorizadas”, destaca Roseane.
A solenidade foi aberta oficialmente pela Shine Produções, que convidou ao palco Ligia Amorim. A secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, entregou pessoalmente os troféus às 14 homenageadas.

Denise de Fátima Faria Zuba e Daniela Lúcia Vieira | Foto: Vanessa Castro

Beatriz Kicis | Foto: Vanessa Castro
Uma das novidades desta edição foi a criação do Título Benemérito Embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, concedido a empresas e pessoas físicas que patrocinaram as premiações dos anos de 2023 e 2024. O título é uma forma de agradecer e reconhecer o apoio indispensável à realização do evento e à valorização da memória feminina na história de Brasília.

Julie-Pascale Moudoute-Bell, Embaixador Jaques Michel Moudoute-Bell e convidados | Foto: Vanessa Castro

Julie-Pascale Moudoute-Bell e Embaixador Jaques Michel Moudoute-Bell | Foto: Vanessa Castro

Paula Santana e Amador Outerelo | Foto: Vanessa Castro
Com mais uma edição marcada por organização impecável e homenagens comoventes, o Prêmio Casa do Candango consolida-se como uma celebração fundamental à força e à presença feminina na construção do passado e futuro da capital federal.
Para Margarida Kalil, presidente da instituição, o evento superou todas as expectativas. “Nós ficamos muito felizes porque realmente atingimos o nosso objetivo, que era mostrar o nosso trabalho. Nós homenageamos as mulheres porque a Casa do Candango nasceu de ideias despretensiosas de um grupo de amigas que queriam ajudar os candangos que vieram na construção de Brasília, os filhos deles”, expressou.
Confira a lista de todas as homenageadas:
– Maria Regina Pinheiro Diniz (In Memoriam)
– Zilda Martins Rodrigues (In Memoriam)
– Beatriz Kicis Torrents De Sordi
– Carla Amorim Andrade
– Daniela Lúcia Vieira
– Denise Fátima De Faria Zuba
– Heloísa Helena Hargreaves
– Isabella Pessoa De Melo Carpaneda
– Julie-pascale Mondouté-bell
– Laís Fátima Afonso Do Amaral Souza
– Maria Conceição Rocha Pinheiro
– Maria Regina De Borba Benevides
– Sandra Santana Soares Da Costa
– Valéria Leão Bittar
Veja outros cliques do evento pelas lentes da fotógrafa Vanessa Castro: