GPS Brasília comscore

Casa do Candango, primeira entidade beneficente da capital, celebra mulheres pioneiras e líderes

Na 3ª edição do Prêmio Casa do Candango, a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, entregou os troféus às homenageadas

Com o brilho e o reconhecimento que merecem, mulheres que ajudaram a construir a história de Brasília — tanto no passado quanto no presente — foram homenageadas nesse domingo (27), durante a 3ª edição do Prêmio Casa do Candango. Realizado no espaço Villa Rizza, o evento contou com gastronomia refinada, decoração primaveril e um ambiente à altura das homenageadas.

Margarida Kalil e Roseane Jordão | Foto: Vanessa Castro

Idealizado pela Casa do Candango, a primeira entidade beneficente da capital, fundada em 1960, o prêmio foi criado em 2023 para homenagear as mulheres pioneiras que deixaram para trás suas cidades, famílias e zonas de conforto para acompanhar seus maridos na construção da nova capital do Brasil. Com o sucesso da primeira edição, a premiação foi ampliada para também reconhecer mulheres nas categorias Empresarial, Política e Profissional Liberal — todas com trajetórias marcadas por coragem, inovação e contribuição social.

Amigas do Gabão | Foto: Vanessa Castro

Giselle Ferreira | Foto: Vanessa Castro

Ligia Amorim, que lidera a Casa do Candango, e a produtora Shine Produções, comandada por Roseane Jordão — responsável pela organização do evento —, criaram o prêmio com o intuito de dar visibilidade às mulheres que, historicamente, são esquecidas nas grandes homenagens públicas. “Na maioria dos casos, as homenagens são sempre direcionadas a homens e, para aquelas pessoas que ficam na sustentação emocional e familiar, tornam-se esquecidas ou pouco valorizadas”, destaca Roseane.

A solenidade foi aberta oficialmente pela Shine Produções, que convidou ao palco Ligia Amorim. A secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, entregou pessoalmente os troféus às 14 homenageadas.

Denise de Fátima Faria Zuba e Daniela Lúcia Vieira | Foto: Vanessa Castro

Beatriz Kicis | Foto: Vanessa Castro

Uma das novidades desta edição foi a criação do Título Benemérito Embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, concedido a empresas e pessoas físicas que patrocinaram as premiações dos anos de 2023 e 2024. O título é uma forma de agradecer e reconhecer o apoio indispensável à realização do evento e à valorização da memória feminina na história de Brasília.

Julie-Pascale Moudoute-Bell, Embaixador Jaques Michel Moudoute-Bell e convidados | Foto: Vanessa Castro

Julie-Pascale Moudoute-Bell e Embaixador Jaques Michel Moudoute-Bell | Foto: Vanessa Castro

Paula Santana e Amador Outerelo | Foto: Vanessa Castro

Com mais uma edição marcada por organização impecável e homenagens comoventes, o Prêmio Casa do Candango consolida-se como uma celebração fundamental à força e à presença feminina na construção do passado e futuro da capital federal.

Para Margarida Kalil, presidente da instituição, o evento superou todas as expectativas. “Nós ficamos muito felizes porque realmente atingimos o nosso objetivo, que era mostrar o nosso trabalho. Nós homenageamos as mulheres porque a Casa do Candango nasceu de ideias despretensiosas de um grupo de amigas que queriam ajudar os candangos que vieram na construção de Brasília, os filhos deles”, expressou. 

Confira a lista de todas as homenageadas:

– Maria Regina Pinheiro Diniz (In Memoriam)

– Zilda Martins Rodrigues (In Memoriam)

– Beatriz Kicis Torrents De Sordi

– Carla Amorim Andrade

– Daniela Lúcia Vieira

– Denise Fátima De Faria Zuba

– Heloísa Helena Hargreaves

– Isabella Pessoa De Melo Carpaneda

– Julie-pascale Mondouté-bell

– Laís Fátima Afonso Do Amaral Souza

– Maria Conceição Rocha Pinheiro

– Maria Regina De Borba Benevides

– Sandra Santana Soares Da Costa

– Valéria Leão Bittar

 

Veja outros cliques do evento pelas lentes da fotógrafa Vanessa Castro:

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.