Além de ser a principal referência quando o assunto é moldura para obras de arte, a Casa da Moldura mantém sua tradição de apoiar a cultura brasiliense promovendo um evento especial para este fim de ano. Trata-se da exposição denominada “Raízes”, que está aberta ao público na The Gallery – Fernanda Curado, localizada na Asa Norte.
A maior parte das obras expostas evidenciam e homenageiam Brasília. Os doze artistas selecionados para essa exposição são: Glenio Lima, Darlan Rosa, Tarcísio Viriato, Toninho de Souza, Lourenço de Bem, Ratão, Jefferson Braga, Nazaré Martins, Nancy Safatle, Melchi Rodrigues, Maldonado Diaz e Luiz Costa.
Higino França, proprietário da Casa da Moldura, não escondeu a satisfação de, mais uma vez, estar incentivando a arte local por meio de iniciativas como esta.
“Na verdade, o objetivo dessa exposição foi dar um presente à Brasília neste final de ano. Já são 35 anos de Casa da Moldura, eu mesmo já estou completando 50 anos de Brasília. Então, nesse tempo todo, o que a gente tem feito é contribuir com a arte sob todos os aspectos”, explicou.
Sobre a inspiração para um evento como esse, é claro que não teria outro além da arquitetura e paisagens da Capital Federal. “É importante participar da cidade que nos acolheu, que nos deu oportunidade de formar uma família, de empreender e de ter sucesso. Aqui você tem muito mais gente voltada para essa questão mais lúdica, para essa questão mais focadas na própria, na percepção das obras de arte espalhadas por Brasília”, completou Higino.
Um dos artistas sendo prestigiado na exposição Raízes é Luiz Costa, conhecido como o pintor dos candangos. Com uma carreira consolidada, ele afirma que acompanhou o crescimento artístico no Distrito Federal.
“Brasília antigamente que era um grande canteiro de obras. E na capital mundial da poeira eu pintava meus quadros, colocava debaixo do braço e vendia de porta em porta. A minha família dizia pra mim, como é que você quer ser pintor num lugar que nem parede tem pra botar quadro? Mas vai falar isso com um jovem determinado. E depois disso eu tive o privilégio de conviver com os grandes mestres da pintura brasileira em galerias famosa que tinham por aqui”, afirmou o pintor Luiz Costa.
A inauguração oficial da exposição ocorreu na última quarta-feira (4) e contou com a presença dos artistas, além de um coquetel para convidados seletos. A artista plástica e responsável pelo espaço Fernanda Curado, afirmou como é importante trazer não só as artes para o público, mas também, os artistas. “Eu acho super importante trazer os artistas para que os públicos tenham contato direto com eles”, disse Fernanda , satisfeita ao ver sua galeria completamente lotada.
Para que ficou com vontade de ver essas obras de perto, a exposição está funcionando até o dia 19 de dezembro.
Confira as fotos do evento de abertura oficial:
Serviço:
Exposição Raízes
Local: The Galley (307 norte, bloco A)
Data: de 4 à 19 de dezembro
Horário: de 16 às 18
Patrocínio: Casa da Moldura