Categories: Paula Santana

CASACOR apresenta tendências de ambientes para quem trabalha ou estuda em casa

Quem trabalha ou estuda em casa sabe da importância de ter um espaço dedicado a essas atividades, afinal de contas, a internet possibilitou ao mundo o acesso sem sair de casa a plataformas e aplicativos, seja para quem está de home office, seja para alunos pesquisarem e organizarem seus conteúdos. Com essa visão, a 31° edição da CASACOR 2023 trouxe dentro da temática “Corpo & Morada” uma diversidade de projetos exclusivos para essa finalidade ou que incluem um cantinho projetado para essas atividades.

Arquitetado por Hélio Albuquerque, um dos ambientes que ganham destaque nesse quesito é o Morada Brasília. Inspirado no início da história da capital federal, os 170m2 de projeto possuem múltiplos espaços. O arquiteto fez questão de planejar um escritório de trabalho que traz uma mesa assinada por Jorge Zalszupin e relembra os grandes gabinetes dos prédios públicos. Um telefone vermelho que remonta aos anos 60 e uma agenda ganham destaque em cima do mobiliário. Ao fundo, uma estante com relógios e livros da época.

“Eu quis fazer uma homenagem à Brasília. Então, eu trouxe aqui elementos que estão presentes em Brasília desde o seu início. Todo mundo que entra nesse escritório, por exemplo, reconhece nele os gabinetes dos ministérios, o gabinete onde os pais trabalharam. Então, a minha intenção foi realmente homenagear a cidade que me acolheu e que eu vivo, e homenagear o fundador disso tudo, que é Juscelino Kubitschek”, detalha o arquiteto.

Além do escritório, o projeto Morada Brasília conta com um hall externo, onde há uma galeria de esculturas; um hall interno onde é possível acomodar guarda-chuvas e casacos; a sala de jantar que conta com uma mesa posta, onde os assentos das cabeceiras são reservados: um para dona Sarah e outro para JK. Ainda nesse ambiente, dois aparadores na sala de jantar que acondicionam uma coleção de bandejas portuguesas e uma coleção de lampiões oriundos de diversas partes do mundo. Há ainda uma sala de estar com um sofá curvo retrô e um lavabo. Nos ambientes, várias obras de artistas renomados como Burle Marx valorizam o projeto.

Hélio Albuquerque (Fotos: Ailane Silva)

          

Outro projeto que vem ganhando o coração do público que frequenta a CASACOR é o Morada Beija-Flor. Ele foi idealizado pela HC Arquitetura após o arquiteto Rick Hudson ter um sonho com o casal amigos Bruno Galli, que é veterinário, e Danilo Castro, que é jornalista. O ambiente recebeu esse nome, porque o casal que inspirou o projeto ganhou um beija-flor de madeira na festa de casamento.

O espaço remete à casa de praia construída no Ceará pelos amigos após o matrimônio. A residência que tem 55 m² é composta por muito artesanato e conta com cozinha, sala e banheiro. No aconchegante quarto, apesar de fazer parte de uma ideia pensada para uma casa na praia, uma escrivaninha foi pensada para momentos de estudo ou trabalho. A escrivaninha é de madeira e a cadeira em linho. O objetivo é que as pessoas entendam que é possível fazer essas atividades sem sentir a pressão do trabalhar e estudo, mas sentindo-se aconchegante em casa. Inclusive, logo atrás da escrivaninha, uma rede de palha de buriti elaborada com mais de 2 mil flores feitas à mão por mulheres traz a sensação de bem-estar.

Fotos: Ailane Silva

Para quem precisa de um espaço maior exclusivo para o trabalho ou estudo, mas também aconchegante e moderno, há o Stúdio Atos,  da Olzi Arquitetura, projetado pelas arquitetas Ana Luisa Zinato e Juliana Oliveira. O espaço presta homenagem ao estilo brasileiro, revisitando a história do design nacional e celebrando a autenticidade cultural do Brasil.

O espaço é uma harmoniosa fusão entre a elegância do passado e a sofisticação do design contemporâneo. “O ambiente home office convida os visitantes a explorar uma jornada através do tempo entrelaçada com toques de inovação, resgatando peças de antiquário de valor histórico criadas por designers icônicos, como Sergio Rodrigues, Percival Lafer e Jorge Zalszupin”, explica Ana Luisa.

Juliana Oliveira destaca que a metragem de 45m² do espaço, abriga a essência da cultura brasileira, com o teto de muxarabi em madeira que remete à tradição e artesanato. A paleta de cores, destacando a elegância do preto e a autenticidade de elementos naturais como pedra e couro, se une para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada. A iluminação minuciosamente planejada realça cada detalhe do ambiente, estimulando o bem-estar e a criatividade durante o trabalho.

“Essa sinergia entre passado e presente culmina em um espaço que não apenas celebra a rica herança cultural brasileira, mas também inspira a valorização do patrimônio cultural e a admiração pelo trabalho de talentosos designers. É uma grande oportunidade de explorar este ambiente excepcional e descobrir a magia de uma abordagem que une o passado ao presente, com visão para o futuro”, reforça a arquiteta.

Fotos: Ailane Silva

Juliana Oliveira e Ana Luisa Zinato

No cenário de home office, a Casa Poesia, da Plano Studio, é um projeto requintado. O ambiente foi desenvolvido pelos profissionais André Brandão, Gabi Bello e Márcia Varizo. Inspirado no renomado advogado criminalista brasileiro Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, o espaço de 115m² gira em torno de um grande círculo considerado uma área de congregação, da qual destacam-se uma mesa onde há uma máquina de escrever Hermes 3000, de cor esverdeada. Na escrivaninha, livros ocupam espaço, entre eles, o título “Muito além do direito”, escrito pelo próprio Kakay. O ambiente também é composto por sala, quarto e banheiro, onde tons terrosos ganham destaque.

Fotos: Ailane Silva

Confira outros projetos que contam com espaços para estudo ou trabalho:

Jota Pacini

O ambiente de 45m² concebido por Jota Pacini busca mostrar que a concepção de um consultório clínico pode ser ampliada considerando conforto e sofisticação. Para isso, o designer de interiores utilizou cores em tons terrosos e a biofilia. A paleta escolhida foge do tradicional leque de opções para ambientes clínicos e hospitalares, promovendo aconchego aos usuários. Entre os destaques está a utilização do cobogó tesourinha em homenagem à cidade e uma escultura de Luiz Olinto expressando a Visão Sagrada, nome escolhido para o ambiente.

Fotos: Ailane Silva

Loft da Fernanda

O loft de 94m² do Studio Tivi tem como inspiração o corpo feminino, pois é a primeira morada do ser humano. Todo o ambiente teve como referência as características desse corpo cheio de curvas e beleza. O espaço homenageia Fernanda Cavenatti, atleta 10 vezes campeã mundial de taekwondo. Sua delicadeza e fortaleza são representados através dos revestimentos, móveis, adornos e obras de arte. A maior mensagem é que a mulher pode ser o que ela quiser. Destaque para o tom de madeira Rosa Glamour, o closet concebido como uma caixa de joias e os azulejos artesanais que propõem uma viagem afetiva.

Foto: Divulgação
Foto: Edgar Cesar
Foto: Edgar Cesar

Fabíola Naoum e Wilker Godoi

O projeto da A+ Arquitetura tem como inspiração as construções erguidas em meio à natureza. O ambiente de 180m² é feito de estrutura metálica com materiais e técnicas steel frame, o que facilita a implantação e execução. Além do aço galvanizado, o espaço tem materiais rústicos como pedras e madeira de reflorestamento. Com móveis sofisticados, cada detalhe foi feito para passar o conceito de bem-estar e de aconchego de uma casa de campo.

Fotos: Ailane Silva

 

Casa Brasília

A luz natural é a grande protagonista do projeto de Cybele Barbosa, que mistura contemporaneidade e neutralidade. A proposta é fazer o visitante se sentir na sua morada de corpo e alma. Em um ambiente de 160m² sóbrio e elegante, as obras de arte de artistas regionais e brasileiros ganham destaque, bem como a valorização da vista de um dos monumentos mais importantes de Brasília. Atemporal, o espaço conta com materiais nobres como madeira, pedra e vidro, além de elementos sustentáveis, como madeira e adobe.

Fotos: Ailane Silva

 

Serviço:

CASACOR Brasília 2023
Onde: Studio Atos, Arena BRB Mané Garrincha.
Data: 1º de setembro a 5 de novembro
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.

Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia para estudante, professor, PCD, pessoas com autismo e com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação/documento de identidade.

Bilheteria virtual:https://appcasacor.com.br/events/brasilia-2023

Ailane Silva

Posts Recentes

Boca Livre em Brasília – o retorno aos palcos

O passado, o presente e o futuro do Boca Livre em Brasília

16 minutos ago

Na Praia terá Djavan, Tiago Iorc, Leo Santana e Dilsinho no 2º fim de semana

Edição inspirada na China acontece até 14 de setembro

16 minutos ago

Tons terrosos e espiritualidade marcam a CASACOR São Paulo 2024

A 37ª edição do evento destaca a diversidade de ambientes e conceitos inovadores até 28…

21 minutos ago

Brasília Independente divulga finalistas de 2024; confira os escolhidos

Após duas eliminatórias, o júri selecionou os artistas que concorrerão aos prêmios

49 minutos ago

Eleição para a OAB/DF esquenta e evento comemorativo vira alvo de disputa

O debate contínuo sobre o Estatuto da Advocacia é vital para assegurar que ele continue…

59 minutos ago

Marc Jacobs desfila outono 2024 em Nova York

Marc Jacobs trouxe coleção inspirada na alegria, com looks coloridos e referência a desenhos animados

1 hora ago