Entre os 43 ambientes que compõem a CASACOR Brasília deste ano está a Casa BRB, um espaço que mistura o clássico e contemporâneo, projetado pelos arquitetos Orestes Blanco e Rosa Maranini. Elementos como o papel de parede exclusivo coordonné, o imponente hall espelhado e as pinturas da artista goiana radicada em Brasília, Rosana Mokdissi, remetem a um acolhimento, bem diferente da atmosfera institucional do Banco de Brasília (BRB).
A Casa BRB conta com objetos de coleção vintage, fazendo referência à história das famílias da capital, e materiais de destaque do segmento da arquitetura, como o piso monolítico All White e os mármores naturais brasileiros.
O espaço conta com três áreas interligadas em uma área de 120 m². Ao chegar, o visitante é recepcionado pelo hall espelhado com carpete azul.
O segundo espaço é a biblioteca da família BRB, que conta a história da capital federal e do banco por meio dos livros. No último ambiente, o visitante é transportado para uma casa de veraneio com tons neutros claros e mobiliário curvilíneo que transmitem calma. “O nosso objetivo foi proporcionar ao cliente BRB a sensação de estar acolhido pelo banco em sua própria casa”, afirmam os arquitetos.
O projeto utiliza ainda a técnica milenar japonesa shibori — um tipo de tingimento manual — no papel de parede coordonné que vai no teto e nas paredes, e levam personalidade ao ambiente, além de base para as obras de arte.
O espaço integra a 32ª edição da maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina, que conta com 71 profissionais, em cartaz até 16 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha.