GPS Brasília comscore

Casa Albuquerque traz a Brasília A Amplitude da Luz do artista Eduardo Sued

Com formas e cores vibrantes que dão tom ao melhor do concretismo brasileiro, chega a Brasília, nesta quarta-feira (15/3), a exposição A Amplitude da Luz, de Eduardo Sued. O artista, que neste ano completará 98 anos e já trabalhou com Oscar Niemeyer, celebra sua longa e importante jornada na arte brasileira. Quem recebe as obras de Sued é a Casa Albuquerque, galeria que tem sido a responsável por trazer às terras brasilienses importantes ícones da arte local e internacional. 

 

Na terça (14/3), a galeria promoveu a vernissage da mostra com diversas presenças ilustres da capital federal. Com curadoria de Cinara Barbosa, a exibição é focada no efeito da luz sobre as obras de Sued. Algumas das produções, inclusive, foram produzidas ainda em 2022 – apesar de haver também trabalhos significativos da trajetória de 74 anos do pintor.

 

“A proposta curatorial é destacar a luz como um elemento importante e amplo, ou seja, tanto no trabalho de cor e da composição do Sued nessa sua compreensão do fazer da pintura quanto na montagem da exposição. Esse apontamento curatorial para luz estimula a pensar a paleta, textura, composição e esses atravessamentos no espaço”, explica a curadora Cinara Barbosa.

 

c67cef00-4e30-4d1b-bcd5-13d1d7858a11.jpg

00559fc3-7771-473f-beb3-61b25bc8e8fb.jpg

F25A0976.JPG

 

Não há amarras que prendam Eduardo Sued. O artista não é marcado por um estilo definido, mas já provou que adora passear pelas mais diversas escolas artísticas. Além de pintor, Sued é ilustrador, gravador, vitralista, desenhista brasileiro e professor. 

 

Apesar de ser formado na Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1946 – 1948), foi em 1949 que iniciou sua jornada no universo artístico.  Naquele ano iniciou os estudos em um curso livre de pintura e desenho do pintor alemão Henrique Boese (1897-1982). Em seguida, trabalhou como desenhista no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). 

 

Ao longo de sua trajetória já frequentou as academias La Grande Chaumière e Julian e, ainda, o ateliê de Iberê Camargo (1914-1994), desenvolvendo estudos de gravura em metal, quando se tornou assistente no local. 

 

Na década de 1950 inicia trajetória como professor de desenho e pintura. A pesquisa artística de Sued passa da figuração ao desenvolvimento construtivo e cromático se constituindo de maneira mais destacada a partir dos anos 1980. 

 

Quanto às exposições, Sued já esteve em inúmeros espaços culturais e museus, como no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1982), Paço Imperial / RJ (1992), Museu Nacional de Belas Artes / RJ (1994) e no Centro de Arte Hélio Oiticica / RJ (1998), Museu Nacional da República Honestino Guimarães em Brasília (1919). 

 

Participou ainda de coletivas no Brasil e no exterior, incluindo a Bienal de São Paulo e a Bienal de Veneza e também em galerias de arte entre elas Celma Albuquerque em Belo Horizonte, 2013.

 

Serviço
Eduardo Sued – A Amplitude da Luz 
15 de março a 15 de abril 
Segunda a sexta: 10h às 19h 
Sábado: 10h às 13h.
*Visitas mediadas para grupos de até 10 pessoas: quintas-feiras, às 17h, com agendamento prévio para visitas pelo telefone 9 9885-1030. 

 

 

Confira quem esteve na abertura da amostra de Eduardo Sued:

 

Romildo Gastão, Cinara Barbosa e Lúcio Albuquerque.JPG
Romildo Gastão, Beth Sued e Lúcio Albuquerque
Walléria Teixeira, Ney Lima e Adriana Freire.JPG
Walléria Teixeira, Ney Lima e Adriana Freire
Márcio Borsoi e Alessandra França.JPG
Márcio Borsoi e Alessandra França
Ivan Valença, Rafael Badra e Senagê.JPG
Ivan Valença, Rafael Badra e Sanagê
Kiko Caputo, Luiz Afonso Costa e Antônio Naufel.JPG
Kiko Caputo, Luiz Afonso Costa e Antônio Naufel
Rafael e Silvia Badra.JPG
Rafael e Silvia Badra

F25A1198.JPG

Antônio Naufel, Augusta Lobo e Luiz Afonso Costa.JPG
Antônio Naufel, Augusta Lobo e Luiz Afonso Costa
Arthur Gomes e Romildo Gastão.JPG
Arthur Gomes e Romildo Gastão
Yana Tamayo e Luciana Paiva.JPG
Yana Tamayo e Luciana Paiva
Paulo e Denise Zuba.JPG
Paulo e Denise Zuba
Ney Lima, Luiza Vaz, Adriana Freire e Walléria Teixeira.JPG
Ney Lima, Luiza Vaz, Adriana Freire e Walléria Teixeira
Marina Barbosa, Beth Sued e Cinara Barbosa.JPG
Marina Barbosa, Beth Sued e Cinara Barbosa
Luiza Vaz.JPG
Luiza Vaz
Lúcio Albuquerque, Denise e Paulo Zuba.JPG
Lúcio Albuquerque, Denise e Paulo Zuba
Janine Daher e Ricardo Fróes.JPG
Janine Daher e Ricardo Fróes
Gláucia Gauch, Airton Borghi e Augusta Lobo.JPG
Gláucia Gauch, Airton Borghi e Augusta Lobo

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.