GPS Brasília comscore

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Determinações levam em conta preservação de obras de arte, direitos de imagem e experiência dos turistas

Ao visitar uma nova cidade ou conhecer um monumento histórico, é natural pegar o celular ou câmera fotográfica para registrar o momento. No entanto, diversos cartões-postais ao redor do mundo passaram a proibir a prática, com o intuito de preservar a imagem do local ou evitar grandes tumultos.

Um exemplo disso é o pequeno vilarejo de Portofino, na Itália, que tem cerca de 529 habitantes. Por lá, o prefeito Matteo Viacava instituiu uma multa de 275 euros (R$ 1.655) àqueles que “enrolarem” para fazer fotos na Piazzetta, uma pracinha em pedras próxima à Marina de Portofino. 

Como a comuna é muito pequena, a medida vem para prevenir engarrafamento de pedestres nas ruas locais, o que, muitas vezes, atrapalha os turistas que tentam retornar aos navios de cruzeiro, e evitar também atrasos nos passeios turísticos.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Foto: reprodução/Paesi Online

O bairro de Gion, em Kyoto, no Japão, também adotou certas restrições para manter as atividades turísticas longe de áreas mais privadas e residenciais da cidade. A região é conhecida por ser o “distrito das gueixas”, artistas que vestem os tradicionais quimonos e maquiagens para cantar e dançar em jantares, festas e outros eventos. 

Desde 2019, os turistas estão proibidos de fotografar as gueixas e suas aprendizes, chamadas de maikos, e também não podem entrar em algumas áreas “particulares” de Gion, sujeitos a uma multa de até dez mil ienes, ou R$ 377.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Foto: ⓒ Q.Sawami/ⓒ JNTO/Reprodução

Na icônica Torre Eiffel, em Paris, França, só é permitido tirar fotos à noite se for para uso pessoal. Caso o intuito seja comercializar a imagem ou para uso da imprensa, é necessário pedir uma autorização à Sociedade de Exploração da Torre Eiffel, empresa dona dos direitos de imagem da iluminação noturna do monumento, que cobra uma taxa pela divulgação do registro.

Isso ocorre porque o show de luzes da torre foi criado em 1985 pelo designer francês Pierre Bideau e ainda não se tornou domínio público, de acordo com as leis de direitos autorais da União Europeia. A proteção deve seguir em vigor até o ano 2091.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Torre Eiffel | Foto: E.Li

Em Amsterdã, na Holanda, o distrito De Wallen, conhecido também como Distrito da Luz Vermelha, é famoso pela prostituição e liberalidade de costumes. É comum ver, durante a noite, profissionais do sexo se exibindo nas janelas dos bordéis. Porém, apesar de não haver uma lei que proíbe o registro de fotos na região, a prática não é bem vista pelos moradores e trabalhadores do bairro.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Foto: reprodução/Rota Amsterdam

O Vale dos Reis, em Luxor, no Egito, foi o local de sepultamento das principais figuras reais do Reino Novo egípcio e, por isso, tornou-se uma das maiores atrações turísticas do país. Entretanto, a fim de preservar a integridade das artes expostas nas paredes e dos artefatos históricos, o governo proibiu que os visitantes tirem fotos dentro das tumbas.

Em alguns locais, os turistas podem comprar autorizações para registrar as imagens. Caso contrário, ao entrar no espaço, celulares e câmeras fotográficas devem ser deixadas na entrada. Até o ano de 2022, era estritamente proibido tirar fotos até mesmo das ruas do país.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Foto: reprodução/Memphis Tours

Atraindo milhares de turistas diariamente, a Capela Sistina, no Vaticano, também proíbe a entrada de câmeras fotográficas e de celulares, pois a luz dos flashes pode desgastar as obras históricas de Michelangelo que estão expostas no local. Porém, esse não é o único motivo para a proibição das fotos.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Foto: reprodução/TripAdvisor

Por fim, o Taj Mahal, na Índia, é mais um dos monumentos que proíbe o registro de fotos em seus espaços. É considerado um local sagrado de descanso eterno do imperador Shah Jahan e de sua esposa Mumtaz Mahal, para quem a construção foi encomendada.

Por isso, tirar fotos por lá é um ato proibido e visto como desrespeitoso. Além disso, o uso de telas também foi proibido, pois pode atrapalhar a experiência de outros visitantes.

Cartões-postais ao redor do mundo proíbem registro de fotos; entenda

Taj Mahal | Foto: reprodução/Remessa Online

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.