Com a expectativa de reunir cerca de 2 milhões de foliões nos blocos de rua e festas do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) mobilizou um efetivo reforçado para garantir a segurança durante o Carnaval 2025.
O diferencial deste ano é o aumento do número de profissionais empregados na segurança dos eventos, incluindo alunos do Curso de Formação de Praças XI, que auxiliarão no policiamento das festividades.
As operações serão coordenadas diretamente da Cidade da Segurança Pública, instalada no Estacionamento Norte da Torre de TV, que entra em funcionamento a partir do sábado (1º).
O espaço servirá como centro estratégico de monitoramento, permitindo resposta rápida a qualquer ocorrência registrada.
Reforço
O DF Folia 2025 ocorre entre 1º e 4 de março, mas eventos carnavalescos seguirão até 15 de março, exigindo um policiamento prolongado. A PMDF atuará em todos os 62 blocos selecionados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Seec-DF), classificados conforme o público esperado.
Para aumentar a sensação de segurança e coibir crimes, a corporação instalará linhas de revista nos principais pontos de concentração, impedindo a entrada de objetos perigosos, como garrafas de vidro.
“A população deve evitar levar bebidas em recipientes de vidro, pois o acesso aos blocos com esses objetos será proibido”, alerta a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka.
Além disso, o policiamento contará com unidades especializadas, como o Batalhão de Policiamento de Choque, Batalhão de Policiamento com Cães, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito e Regimento de Polícia Montada.
A presença dessas unidades especializadas será essencial para manter a ordem e garantir a segurança dos foliões.
Planejamento estratégico
Com o maior efetivo já empregado no Carnaval do DF, a PMDF reforça seu compromisso em proporcionar um ambiente seguro para a população.
“Aumentamos significativamente o número de policiais nas ruas para que a população possa aproveitar o Carnaval com segurança. Nosso planejamento leva em conta o crescimento do público e a necessidade de um policiamento ostensivo eficaz”, destaca a comandante-geral.
Com Agência Brasília