O Governo do Distrito Federal (GDF) informou, neste domingo (2), que o programa Vai de Graça transportou 121 mil passageiros a mais no primeiro dia de Carnaval, em comparação com um sábado comum sem o benefício. O número representa um crescimento de 23,52% na demanda do transporte público na capital federal.
De acordo com o relatório encaminhado ao Palácio do Buriti, a operação ocorreu sem registros de vandalismo nos ônibus e no metrô. Além disso, a frota foi disponibilizada com margem suficiente para atender a população em todo o Distrito Federal.
A iniciativa, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em 13 de fevereiro, garante gratuidade no transporte público aos domingos e feriados. O decreto que oficializa o benefício foi assinado na sexta-feira (28) e entrou em vigor já no sábado de Carnaval (1º).
“Vamos assinar o decreto liberando as catracas no domingo e nos feriados para que as pessoas possam se movimentar pelas cidades, ir às igrejas, visitar seus parentes, ir para o comércio e conhecer a cidade, porque muita gente vai ao Plano Piloto muitas vezes para trabalhar e não tem tempo para conhecer os monumentos que existem em Brasília. Agora nós estamos dando essa oportunidade para os trabalhadores e as pessoas de bem do Distrito Federal”, declarou Ibaneis Rocha na ocasião.
O Vai de Graça garante transporte gratuito em ônibus e no metrô aos domingos e feriados, funcionando das 0h às 23h59. Durante o Carnaval, o benefício segue ativo até terça-feira (4).
No sábado (1º), o próprio deputado distrital Fábio Felix (PSol), que integra a oposição e defende a bandeira da Tarifa Zero, testou o serviço e aprovou a gratuidade implementada pelo governo.
“Gente, acabei de aproveitar a Tarifa Zero. Fiquei muito feliz com a catraca liberada, até porque já andei muito de ônibus nesta vida e é muito bom ver que uma luta nossa, de sempre, agora começa a se concretizar. A gente vai continuar lutando por Tarifa Zero todos os dias como política pública, não só em domingos e feriados, e você trata de aproveitar essa catraca liberada no Carnaval e me conta como é que foi essa experiência”, disse o parlamentar.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram