Categories: Política

Carlos Bolsonaro critica Marçal por “passar pano” para áudios vazados do gabinete de Moraes

O vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL) criticou o ex-coach Pablo Marçal, candidato do PRTB a prefeito de São Paulo, por “passar pano” ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, 14. Pela madrugada, Marçal criticou a repercussão de conversas entre um juiz auxiliar de Moraes e um funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que evidenciou o uso da Corte Eleitoral, fora do rito, para embasar investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Antes de mais nada, votem em quem quiser. Por fim, é sério que o mais novo direitista está parecendo dar aquela passada de pano pro ministro depois de tudo que esse senhor fez e continua fazendo, mesmo agora diante de fatos expostos? Pegaram esse código?”, afirmou Carlos Bolsonaro em um story no Instagram.

De acordo com o candidato do PRTB à Prefeitura, a repercussão das conversas entre o auxiliar de Moraes e um perito do TSE, reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo, o “deixaram com um pé atrás”. Sem apresentar provas, Marçal afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer trocar Moraes, que foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2017, por um novo magistrado.

“Observando a arquitetura da ação massiva contra Moraes, a denúncia da Foice de São Paulo (sic), a explosão pela Globo e um impeachment pelo Senado vindo daqui algumas horas. O que resta pensar? Lula está trocando o indicado de Temer e colocando um novo nome no STF e ninguém tá percebendo! A situação tá ruim de qualquer jeito, mas o apoio da mídia me deixa um pouco com o pé atrás. Pegaram esse código?”, afirmou Marçal.

Moraes pediu relatórios e ajustes para embasar decisões contra bolsonaristas

Nesta terça-feira, 13, a Folha mostrou que a equipe de Moraes pediu constantemente a um setor responsável pela investigação de desinformações do TSE a produção de relatórios para embasar relatórios contra bolsonaristas que estão sendo investigados no inquérito das fake news e no das milícias digitais. Há um fluxo fora do rito, com a Corte Eleitoral sendo utilizada para nutrir o STF.

Em áudios trocados por Airton Vieira, juiz instrutor de Moraes, e Eduardo Tagliaferro, que comandava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, Vieira pede que os relatórios tenham como origem a Corte Eleitoral e não o STF, mesmo com os pedidos de Moraes via WhatsApp.

As redes sociais em questão eram a do blogueiro Paulo Figueiredo Filho e o comentarista político Rodrigo Constantino. Os dois são conhecidos por apoiarem o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na troca de mensagens, Tagliaferro envia para Vieira uma primeira versão de relatório. O juiz instrutor responde o perito com outras publicações e explica que o pedido de incrementação partiu do próprio ministro do STF.

Um servidor do TSE respondeu Vieira declarando que o conteúdo do primeiro relatório já era suficiente, mas que as alterações solicitadas por Moraes seriam feitas.

De acordo com o jornal, o relatório da AEED originou duas decisões de Moraes contra Figueiredo Filho e Rodrigo Constantino O magistrado ordenou a quebra de sigilo bancário, bloqueio de redes sociais e intimações para depoimento na Polícia Federal (PF).

Em nota, o gabinete de Moraes afirmou que, no curso dos inquéritos, fez solicitações a inúmeros órgãos, incluindo o TSE. Segundo o magistrado, todas as ações foram feitas seguindo os termos regimentais.

“Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República”, afirmou.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Lula e presidente da Colômbia discutem situação política da Venezuela

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador afastou da mediação em torno da crise venezuelana

10 minutos ago

IML já identificou 60 corpos de vítimas da tragédia no voo da Voepass

Companhia aérea organizou ato ecumênico na capital paulista, nesta quinta-feira (15), sete dias após a…

24 minutos ago

Real Madrid amassa a Atalanta no segundo tempo e leva a Supercopa da Europa

Torcedores que aguardavam a estreia de Endrick na partida contra a Atalanta vão ter que…

38 minutos ago

Ideb cresce e mostra aumento da qualidade da educação básica

Ministro diz que Ideb norteia caminhos para a educação básica

1 hora ago

CCJ do Senado aprova PEC que pode reduzir verba para candidatos negros

Relator diz que muitos partidos estão endividados

2 horas ago

CLDF realiza 1ª Semana de Prevenção ao Feminicídio em tributo a Izabel Guimarães

Parte do “Agosto Lilás”, evento promove conscientização e homenageia vítima de Ceilândia

3 horas ago