GPS Brasília comscore

Cardeal condenado anuncia que não vai participar do conclave para escolha do novo papa

Em 2023, foi condenado, em primeira instância, pela Justiça da Santa Sé, a cinco anos e meio de prisão por desvios financeiros

O cardeal italiano Angelo Becciu divulgou nesta terça-feira (29), sua renúncia à participação no conclave para escolha do novo papa. Ele foi condenado por fraude financeira no Vaticano em 2023. A renúncia segue um desejo do próprio papa Francisco, que teria deixado cartas afirmando que não o queria no processo de escolha do novo pontífice.

“Tendo em mente o bem da igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, disse o cardeal no comunicado.

Condenação

Angelo Becciu tem 76 anos e nasceu na Sardenha. Em 2023, foi condenado, em primeira instância, pela Justiça da Santa Sé, a cinco anos e meio de prisão por desvios financeiros. De acordo com a denúncia, ele adquiriu um imóvel de luxo em Londres com dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade. O cardeal recorreu da sentença e aguarda a decisão do recurso em liberdade.

Regras Universi Dominici Gregis

Por estar abaixo da idade limite para participar e votar no conclave (80 anos), o cardeal atende aos requisitos de participação da eleição do novo papa. No entanto, o documento que regula um conclave e estabelece as regras de eleição, Universi Dominici Gregis, deixa claro que os cardeais canonicamente depostos ou que renunciaram ao cardinalato, não podem participar da eleição.

“Após a morte de um papa, o Colégio dos Cardeais não pode readmiti-lo ou reabilitá-lo”, diz o documento.

O papa Francisco já havia aceitado a renúncia de Becciu de suas funções como prefeito da “Congregação para as Causas dos Santos” e seus direitos ligados ao cardinalato. Após a renúncia, o próprio pontífice teria alterado a lei para permitir que o tribunal criminal da Cidade-Estado o processasse.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.