Um dos pratos mais emblemáticos da Itália é o Carbonara. O dia seis de abril foi criado para homenagear a massa e as discussões de sua origem são divergentes. Os italianos chamam de pasta alla carbonara o que surgiu na Segunda Guerra Mundial. Há um embate entre a França e a Itália para descobrir de quem foi a criação.
Instituído pela Unione Italiana Food e a International Pasta Organization, o Carbonara Day celebra oficialmente, desde 2017 um dos pratos mais consumidos na Itália.
Os ingredientes cruciais para fazer um bom carbonara são: ovo cru, queijo pecorino, guanciale e pimenta do reino. O renomado chef Marcelo Petrarca do restaurante Bloco C, Reverso, Lago e Fratello Uno revelou em segredo algumas dicas para um Carbonara inesquecível.
“Bons produtos e um guanciale de qualidade fazem toda a diferença no resultado final. Já fiz algumas versões de Carbonara… mas acho que o que mais gosto nesse prato é que a simplicidade da execução, que o torna incrível”.
Pode parecer fácil, mas realizar a fórmula é delicado. Existem riscos reais de virar uma macorranada de ovo mexido – nada contra, mas não é o que se espera. A verdade é que creme de leite e bacon, não são usados na receita atual. Claro, que em um improviso e tentativa de algo parecido, pode ser válido. Mas entenda: não será um Carbonara oficial.
Por isso, o GPS fez uma seleção de um roteiro para você que ama esta delícia. Confira abaixo fotos e os restaurantes que possuem no cardápio um Carbonara de qualidade.
Bloco C
Sob o comando do Chef Marcelo Petrarca, Brasília é a inspiração do Bloco C. Um restaurante de comida despretensiosamente caseira com toques de sofisticação. O restaurante possui diversas referências à capital do país como concreto, linhas retas, cobogós e painéis de Athos Bulcão, além do design do seu menu, que remete às placas de localização das entrequadras da cidade.
O cardápio autoral é calcado no conceito de cozinha simplificada, mas criativa, com elementos contemporâneos dos lugares por onde Petrarca já estudou e trabalhou (Brasil, Espanha e Itália). As criações do chef Marcelo Petrarca revelam sugestões diferenciadas para o almoço e jantar. De dia, uma comida despretensiosamente caseira com toques de sofisticação. À noite, carnes e peixes menos usuais.
Papà Cucina
Este restaurante é recomendado para amantes da culinária Italiana. O nhoque fascinante, guisado bom e massa alimentícia saboroso têm um gosto especialíssimo.
A Mano
A experiência culinária do A Mano está comprometida com a habilidade e a herança da comida italiana feita à mão. Reinterpretaram receitas tradicionais através das técnicas contemporâneas, dando aos clientes uma perspectiva fresca sobre os pratos clássicos servidos.
Cantina da Massa
Com 24 anos de tradição, a Cantina da Massa oferece à seus clientes um ambiente familiar e aconchegante. A noite, sua iluminação à luz de velas, sua charmosa varanda e sua música ambiente enchem a casa de romantismo para os casais. Com um cardápio recheado de coisas deliciosas, como pratos veganos, peixes, saladas, diversas entradas e os executivos exclusivos.
Dolce Far Niente
A Dolce Far Niente traz a combinação harmoniosa e equilibrada entre a alta gastronomia, boa música e uma das melhores cartas de vinhos da cidade.
Tratoria da Rosario
Menos sofisticada que restaurante e mais elaborada que cantina é a cozinha de uma Trattoria Italiana. Geralmente um espaço nem grande nem pequeno com mesas cobertas de toalha xadrez com uma vela no centro. Assim nasceu a Trattoria da Rosario, em abril de 2003, numa pequena loja do Fashion Park, na QI 17 do lago sul.