GPS Brasília comscore

Cannes 2025: relembre os melhores momentos do festival de cinema

Evento foi marcado por aclamação a produções brasileiras e novas exigências no tapete vermelho

A 78ª edição do Festival de Cannes chegou ao fim nesse sábado (24) com a cerimônia de entrega da Palma de Ouro, o principal prêmio do evento, que movimentou a icônica avenida Croisette, e também as redes sociais. Discursos e homenagens emocionantes, aclamações a produções brasileiras e até mesmo um inesperado apagão marcaram o evento, que segue como um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.

No dia 13 de maio, o festival teve início com uma prestigiada cerimônia de abertura, que contou com a exibição do filme francês Partir Un Jour, de Amélie Bonnin, e com uma apresentação da cantora Mylène Farmer, que interpretou a canção inédita Confession em homenagem ao cineasta David Lynch, que morreu em janeiro de 2025.

Durante o evento, que durou 12 dias, dois ícones do cinema foram homenageados com a Palma de Ouro Honorária: Robert De Niro, que celebra sessenta anos de carreira, e Denzel Washington, surpreendido com o prêmio antes da estreia mundial de seu novo longa, Highest 2 Lowest, dirigido por Spike Lee.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Cannes (@festivaldecannes)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Cannes (@festivaldecannes)

Outro momento marcante do festival foi a assinatura por mais de 350 artistas de uma carta aberta em repúdio ao ataque aéreo que matou a fotojornalista palestina Fatima Hassouna em Gaza no dia 16 de abril. 

Nomes como Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Costa-Gavras, Richard Gere, Susan Sarandon, Jude Law, Mark Ruffalo, David Cronenberg, Mike Leigh e Xavier Dolan questionaram o silêncio da indústria cinematográfica quanto ao caso: “Nós, artistas e atores e atrizes da cultura, não podemos ficar em silêncio quando está acontecendo um genocídio em Gaza. Por que este silêncio? Esta passividade nos envergonha”, afirma o texto.

Cannes 2025: relembre os melhores momentos do festival de cinema

Fatima Hassouna | Foto: reprodução/Instagramn

Nesta edição, novas regras de vestimenta foram impostas para o tapete vermelho, como a proibição de transparência em looks femininos e peças muito volumosas que atrapalhassem a circulação na passarela. Mesmo com as restrições, a equipe brasileira presente no festival não se deixou abalar e fez uma grande festa ao chegar no, com uma verdadeira apresentação de frevo. 

A performance foi realizada durante a exibição do filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que é pernambucano, e serviu como um gesto de valorização da cultura popular brasileira em um dos palcos mais visíveis do cinema mundial. Surpreendendo a todos, a cena arrancou aplausos do público e foi amplamente compartilhada nas plataformas digitais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Cannes (@festivaldecannes)

Já o encerramento, no sábado (24), foi marcado por um apagão que atingiu parte da cidade. As exibições de filmes que ocorreriam durante a manhã precisaram ser canceladas, e a organização atribuiu o evento a um possível ato de sabotagem. A energia foi restabelecida a tempo da cerimônia de premiação, que ocorreu normalmente.

Em um dos momentos mais aguardados da temporada, o cineasta iraniano Jafar Panahi subiu ao palco para receber o principal prêmio do festival, a Palma de Ouro, por seu filme It Was Just an Accident. O longa é um thriller político que foi filmado clandestinamente no Irã. Conhecido por desafiar o regime de seu país, Panahi compareceu à cerimônia e fez um discurso comovente em defesa da liberdade de expressão.

Cannes 2025: relembre os melhores momentos do festival de cinema

O Brasil também brilhou em Cannes com o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que conquistou o prêmio de Melhor Direção. A trama aborda os bastidores da repressão militar brasileira nos anos 1980 e foi eleito como Melhor Filme pelo júri de crítica da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). O ator Wagner Moura também foi premiado por sua atuação como protagonista no longa, em uma performance elogiada internacionalmente.

O filme recebeu a segunda maior rodada de aplausos da edição após sua estreia no festival, sendo ovacionado por 13 minutos. Porém, foi superado por A Sentimental Value, de Joachim Trier, que foi aplaudido por 19 minutos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival de Cannes (@festivaldecannes)

E o prêmio mais fofo do festival, o Palm Dog, foi concedido ao cão Panda, que encantou o público com sua atuação no filme britânico The Love That Remains, do diretor islandês Hlynur Pálmason. A cadela, que é um pastor irlandês, recebeu seu “troféu”, um lenço vermelho escrito “Palm Dog 2025”, e foi ovacionada.

Cannes 2025: relembre os melhores momentos do festival de cinema
Cannes 2025: relembre os melhores momentos do festival de cinema

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.