Categories: Economia

Campos Neto busca apoio para reestruturação de carreiras

Após a aprovação de uma das principais medidas para aumentar a receita em 2024, conforme previsto na Medida Provisória 1158/2023, que trata das subvenções, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, visa intensificar as conversas com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão) e o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), para obter apoio na proposta de reestruturação das carreiras do Banco Central.

“Existem muitas assimetrias salariais entre os funcionários do BC e de outros órgãos que precisam ser corrigidas”, afirmou Campos Neto, em um café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (21). Ele reconheceu a preocupação com o estado de greve dos servidores do Banco Central, mesmo considerando meritório o pleito dos servidores.

Campos Neto informou que conversou com os ministros, incluindo Alckmin, sobre a necessidade de resolver as disparidades salariais dos servidores do BC em comparação com outros órgãos. Ele expressou agradecimento ao quadro do Banco Central e afirmou que estão na luta pela melhoria das condições.

O presidente do BC também destacou a necessidade de uma política monetária contracionista até a consolidação do processo de desinflação e ancoragem das expectativas em torno das metas. Sobre o ciclo de queda da taxa Selic, Campos Neto confirmou o ritmo de corte em 0,50 ponto percentual nas próximas duas reuniões.

Em relação à autonomia fiscal, Campos Neto colabora na construção de uma PEC com o senador Vanderlan Cardoso, visando tornar o BC mais competitivo administrativa e financeiramente no futuro. Ele enfatizou a importância dessa medida de longo prazo.

Quanto ao estado de greve dos servidores do Banco Central, iniciado após a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Campos Neto reconheceu as queixas meritórias dos servidores e expressou a intenção de continuar as conversas com os ministros para buscar soluções para as assimetrias salariais. O presidente elogiou as vitórias importantes na agenda econômica, incluindo a promulgação da reforma tributária e a aprovação da MP das subvenções.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

11 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

11 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

12 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

12 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

12 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

13 horas ago