GPS Brasília comscore

Campeonato Mundial de Velocidade VA’A terá três brasilienses na disputa

Elas são: Helena Rachid, Clara Lobo e Lívia Rocha
Campeonato Mundial de Velocidade VA’A
Campeonato Mundial de Velocidade VA’A (Fotos: Divulgação)

Compartilhe:

Três jovens talentosas do Distrito Federal – Helena Rachid, Clara Lobo e Lívia Rocha – conquistaram o título de Campeãs Brasileiras de Canoa Havaiana (Va’a) nas categorias Júnior 19 e Júnior 16, na modalidade V6 (com seis integrantes). Com a vitória que garantiu as medalhas de ouro, o trio foi qualificado para o prestigiado Campeonato Mundial de Sprint de VA’A (Canoa Havaiana), programado para ocorrer no Havaí em agosto de 2024.


Enquanto Helena já mantinha uma rotina regular de treinamentos no Lago Paranoá, Clara e Lívia praticavam uma canoagem de forma esporádica. A iniciativa de preparação para o Campeonato Brasileiro partiu de Fernanda, mãe de Helena Rachid, que é treinadora e proprietária de uma escola de canoagem. Ela reuniu um grupo de meninas e, juntas, começaram sua preparação para o Campeonato Nacional.

As atletas também são alunas do Colégio Marista da Asa Sul e estão cursando o Ensino Fundamental e Médio. A escola tem a tradição de apoiar seus estudantes na descoberta de atividades esportivas. 

Saiba – A Canoa Havaiana, também conhecida como Canoa Polinésia, é um esporte com raízes que remontam à região do triângulo polinésio, originalmente denominada Va’a, Wa’a ou Waka. Essa prática esportiva é enraizada em uma cultura que tem mais de 3 mil anos de história, tendo sido inicialmente desenvolvida pelos povos polinésios com o propósito de explorar novas terras na vasta região da Polinésia, composta por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, situadas entre a Austrália e os Estados Unidos, incluindo locais como o Havaí e o Taiti, este último fazendo parte da Polinésia Francesa.