Não houve vencedor no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, com empate por 1 x 1 entre Cruzeiro e América-MG, neste domingo (16), no Mineirão. Ainda sem vencer sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro até foi para o intervalo com a vantagem, com Gabriel convertendo um pênalti, mas cedeu o empate na segunda etapa, com Barros marcando para o América-MG.
Sem vantagem para os dois lados, quem vencer na volta garante o passaporte para final do estadual. A data do segundo jogo ainda será definida pela Federação Mineira de Futebol, com mando do América. No outro jogo da semifinal, o Atlético-MG venceu o Tombense, por 2 x 0, no sábado (15).
O clássico começou equilibrado, com os dois times cautelosos defensivamente. Quem encontrou o primeiro espaço foi o América, em chute desviado de Fabinho, que assustou Cássio. O Cruzeiro também conseguiu um espaço com Gabriel e Matheus Mendes fez a defesa. Na reta final, o lance que deu a vantagem ao Cruzeiro na primeira etapa. Adyson tentou cortar e acertou Matheus Pereira, dentro da área. Gabriel foi para a penalidade, cobrou com categoria e abriu o marcador, aos 41 minutos.
Jogando com a vantagem, o Cruzeiro trabalhava mais a bola e chegou próximo de ampliar, porém o chute de Matheus Henrique carimbou a trave. Matheus Mendes ainda salvaria os donos da casa duas vezes, em chute de Matheus Pereira e no rebote de Matheus Henrique.
O América demorou a se conectar no jogo, mas quando conseguiu encaixar empatou a partida. Barros finalizou rasteiro, da entrada da área, a bola desviou no meio do caminho e enganou Cássio, aos 31. Após o gol, as duas equipes ficaram com receio de se expor, ficando na defensiva.
CRUZEIRO 1 X 1 AMÉRICA-MG
CRUZEIRO – Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Marquinhos), Matheus Henrique, Matheus Pereira e Eduardo (Lucas Silva)); Dudu (Bolasie) e Gabriel. Técnico: Leonardo Jardim.
AMÉRICA-MG – Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz (Felipe Amaral), Barros (Miquéias) e Elizari (Benítez); Fabinho, Renato Marques (Jonathas) e Adyson (Yago Santos). Técnico: William Batista.
GOLS – Gabriel, aos 41 minutos do primeiro tempo;. Barros, aos 31 do segundo. CARTÕES AMARELOS – Gabriel (Cruzeiro); Lucão, Júlio, Barros, Matheus Mendes e Kauã Diniz (América-MG). ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS). RENDA – R$ 1.525.850,00. PÚBLICO – 38.818 torcedores. LOCAL – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).