Faltando apenas uma rodada para o encerramento da Taça Guanabara, apenas dois clubes podem disputar o título símbolico. O Flamengo, no sábado (15), derrotou o Vasco por 2 x 0 e foi a 20 pontos, garantindo a vaga na semifinal do Campeonato Carioca. E, neste domingo (16), o Volta Redonda bateu o Sampaio Corrêa por 3 x 1, no Estádio Lourivaldão, em Saquarema (RJ), chegando à mesma pontuação.
No próximo sábado (22), o rubro-negro recebe o Maricá, no Maracanã, às 16h30. Se vencer, dificilmente perde a Taça Guanabara, já que tem saldo de 15 gols, contra três do time da Cidade do Aço. O Volta Redonda joga domingo (23), contra o Boavista, em Bacaxá, às 16h. Com pelo menos o segundo lugar garantido, joga por dois resultados iguais nas semifinais para decidir o título carioca.
Quem aproveitou a chance de subir na tabela foi o Fluminense. Na tarde deste domingo (16), no Maracanã, bateu o Nova Iguaçu por 2 x 0, com um gol marcado com menos de um minuto de jogo por Germán Cano – Canobbio, aos 38 minutos do primeiro tempo, fechou o placar. O resultado levou o tricolor a 14 pontos e à quinta colocação da tabela de classificação, com a mesma pontuação do Vasco, mas atrás do rival no critério de gols marcados (12 a 10).
Para chegar às semifinais, no próximo domingo, antes de enfrentar o Bangu, às 19h, no Maracanã, o Fluminense precisa secar o Vasco, que joga às 16h, em São Januário, contra o Botafogo, clube que também disputa vaga na semifinal, pois tem 13 pontos e está em sexto lugar. O problema para o alvinegro é o primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana, na quinta-feira (20), às 21h30, contra o Racing, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires. É possível que o Botafogo escale reservas ou um time misto, pois a partida decisiva da Recopa será no dia 27, no Rio de Janeiro.
Com isso, ter três grandes na semifinal do Carioca é tarefa quase impossível. Isso porque o Madureira, que fez 3 x 0 no Bangu no sábado, está em terceiro, com 15 pontos, um a mais que Vasco e Fluminense. O tricolor suburbano enfrenta o Nova Iguaçu, no estádio Jânio Moraes, o Laranjão, às 16h. Com 13 pontos e em oitavo, o time da Baixada sonha com uma combinação de resultados para ser semifinalista. A vitória garante o time na semifinal da Taça Rio, que dá uma vaga para a Copa do Brasil de 2026.
O último jogo programado para a última rodada também põe frente a frente dois clubes com aspirações no campeonato. O Sampaio Corrêa recebe a Portuguesa de olho nas semifinais do Carioca, pois tem 13 pontos e está em sétimo. A chance é pequena, mas a vitória deixa o time, ao menos, na semifinal da Taça Rio. Isso também é o que busca a Portuguesa, que tem 10 pontos e três triunfos após a vitória por 3 x 1 sobre o Maricá. Assim, vencer faz o time da Ilha do Governador ultrapassar o adversário na tabela.