GPS Brasília comscore

Campanhas em julho: hepatites virais e câncer de cabeça e pescoço

O julho verde e amarelo dedicado a campanhas de saúde pública com foco na prevenção e diagnóstico precoce
Canva Pro

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (1), inicia um novo mês e também novas campanhas de conscientização. Julho marca o início de duas ações importantes para a saúde pública no Brasil, destacadas pelas cores amarelo e verde. 

O Julho Amarelo é dedicado à luta contra as hepatites virais, enquanto o Julho Verde foca na prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Julho Amarelo

A campanha Julho Amarelo visa conscientizar a população sobre as hepatites virais, que podem levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado. Durante este mês, várias ações são promovidas em todo o País para reforçar a prevenção e controle dessas doenças.

Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a campanha destaca a importância de entender a hepatite, uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus (A, B, C, D e E), uso de medicamentos, consumo de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Entre os principais desafios está o fato que nem todos os pacientes apresentam sintomas, o que dificulta a busca por tratamento. Quando ocorrem, os principais incluem, cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Julho Verde

O Julho Verde traz a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, que abrange tumores na boca, tireóide, garganta, laringe, faringe, paratireóide, traqueia e região sinonasal. O principal objetivo da campanha é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce desses tumores, que costumam apresentar sintomas negligenciados, levando a diagnósticos tardios.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, aproximadamente 40 mil novos casos desses cânceres serão diagnosticados no Brasil. A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil).

Canva Pro

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) recomenda medidas preventivas como evitar fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar protetor solar, evitar exposição prolongada ao sol, utilizar preservativos no sexo oral e vacinar meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV.