As campanhas de conscientização de problemas de saúde ocorrem em todos os meses do ano e, em dezembro, não seria diferente. O último mês do ano alerta para os cuidados com a Aids e o câncer de pele, duas doenças que merecem mais atenção da população.
Dezembro vermelho
O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial da Consciência sobre HIV e Aids, e dá início à campanha Dezembro Vermelho, que promove uma importante mobilização nacional na luta contra a doença. A ação chama atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por exame de sangue, seja pela coleta de sangue venoso ou pela ponta do dedo, para a detecção de anticorpos contra o vírus.
Nos últimos dez anos, o Brasil registrou uma queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Em 2023, 96% das pessoas vivendo com HIV no País estavam diagnosticadas, 82% delas em tratamento antirretroviral e 95% dessas com o vírus intransmissível.
Além da Aids, o Dezembro Vermelho alerta também para os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HPV, sífilis e herpes genital.
Dezembro laranja
A campanha tem o intuito de aumentar o conhecimento da população sobre o câncer de pele e a importância de sua prevenção. Esse é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, representando 31,3% dos casos da doença no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A doença é dividida em dois tipos: melanoma e não melanoma, sendo este último o mais comum e curável, desde que seja detectado precocemente. Alguns cuidados simples do dia a dia, como o uso de protetor solar e a realização periódica de exames na pele, podem evitar o aparecimento de lesões e garantir um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de um tratamento efetivo.
Na capital federal, no próximo dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mobiliza dermatologistas voluntários para oferecer atendimento gratuito à população. No Hospital Universitário de Brasília (HUB), a ação promoverá triagens, exames e encaminhamentos para o tratamento de possíveis lesões suspeitas.