GPS Brasília comscore

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7)

Meta do governo federal é imunizar 81,6 milhões de pessoas durante todo este ano, via rede pública

A campanha nacional de vacinação contra gripe começa oficialmente nesta segunda-feira (7). Apenas na Região Norte ela será no segundo semestre, quando há maior ocorrência da doença. Algumas unidades da federação, como o Distrito Federal e São Paulo, já iniciaram a aplicação das doses, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

A vacina contra o vírus da gripe está disponível, por enquanto, para o grupo prioritário. Ele é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos; trabalhadores da Saúde; professores; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários;  funcionários do sistema penal; e presos, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.

Serão distribuídas 35 milhões de doses da vacina neste primeiro momento. A estratégia vacinal será mantida ao longo do ano, para se integrar ao Calendário Nacional de Vacinação. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. As doses serão aplocadas nas UBSs e AMAs/UBSs integradas da rede pública.

Aqueles que não integram o público-alvo da campanha e que desejam se vacinar contra a gripe, precisam buscar o imunizante na rede particular. Outra opção é aguardar o término da vacinação do público-alvo, para aproveitar eventuais doses remanescentes, que então serão liberadas para outros grupos.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses do imunizante, das quais 67,6 milhões serão direcionadas para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já as outras 5,9 milhões de doses são para a Região Norte e começarão a ser distribuídas no segundo semestre. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas. (com Estadão Conteúdo)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Açúcar é ruim porque causa disbiose no intestino, favorecendo a …

Uma boa saúde da mente envolve a maneira como pensamos, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI