GPS Brasília comscore

Caminho para o Oscar: critérios que definem os indicados

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 acontece nesta terça-feira, 23
Oppenheimer e Barbie, são cotados a concorrer como melhor filme (Divulgação)

Compartilhe:

Com a expectativa crescendo entre cinéfilos e a comunidade cinematográfica, a 96ª edição do Oscar está prestes a revelar seus indicados. O aguardado anúncio acontecerá nesta terça-feira, 23, às 10h30 (horário de Brasília), lançando luz sobre os filmes que competirão na principal premiação do cinema mundial. A cerimônia está marcada para o dia 10 de março, às 20h, no prestigiado Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

No entanto, para alcançar a cobiçada indicação ao Oscar, os filmes devem atender a uma série de critérios rigorosos estabelecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Conheça os critérios que um filme deve seguir para concorrer ao Oscar:

1 – Duração Superior a 40 Minutos: Filmes que desejam concorrer à estatueta dourada devem ter uma duração mínima de 40 minutos, excluindo créditos.

2 – Lançamento no ano anterior à cerimônia: As produções devem ter sido lançadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à cerimônia do Oscar.

3 – Exibição nas maiores cidades dos EUA: Os filmes precisam ser exibidos em pelo menos uma das seis maiores cidades dos Estados Unidos.

4 – Permanência nos cinemas: Os filmes devem ficar em exibição por, no mínimo, sete dias, com pelo menos três sessões diárias, incluindo uma entre 18h e 22h.

5 – Formatos específicos: A gravação do filme deve ser feita em 70 mm ou 35 mm, em caso de gravação analógica, ou em 24 ou 48 frames por segundo (FPS), em caso de gravação digital.

Para a edição de 2025, uma nova regra será adicionada, elevando ainda mais o padrão de exibição. Os filmes precisarão ser exibidos em pelo menos uma das 10 principais cidades dos Estados Unidos por um período mínimo de 14 dias.