Quem tem o desejo de conhecer ainda neste ano o Caminho do Amor, na Itália, deve apressar o passo. Fechado desde 2012 por causa de um deslizamento de terra na região, o local teve um trecho reaberto para uma prévia de verão encerra até 30 de setembro. A boa notícia para aqueles que não conseguirem ir neste ano é que a trilha, que tem o total de 121 quilômetros, será completamente reaberta em julho de 2024, após finalização das obras.
A cerca de uma hora e vinte da região italiana de Gênova, o Caminho do Amor fica ao redor das cinco aldeias que compõem o Cinque Terre, Patrimônio Mundial da Unesco. Nesse primeiro momento, o trecho reaberto permite uma caminhada que dura aproximadamente meia hora.
Para realizar o passeio, é obrigatório fazer a reserva, que também permite a visita ao Castelo de Riomaggiore e dá direito ao download de um áudio com informações sobre os principais pontos do trajeto. O ingresso custa cinco euros e é vendido exclusivamente online, sendo gratuito para crianças de zero a três anos e pessoas com deficiência. Antes, a entrada era gratuita, porém, com a cobrança da entrada ingressos a ideia é controlar a quantidade de turistas no local, preservando o meio ambiente.
Saiba mais – A rota ganhou a fama de romântica porque na época em que foi construída, em meados de 1920, servia de esconderijo para jovens apaixonados. Conhecida como uma das trilhas mais romântica do mundo, o Caminho do Amor permite explorar uma área repleta de paisagens, sendo uma das mais apreciadas a do mar da Ligúria.