GPS Brasília comscore

Câmara vai analisar decreto de intervenção às 20h30

A **Câmara dos Deputados** se reúne nesta segunda-feira (09), de forma remota, às 20h30 para analisar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, assinado no domingo (08) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido do presidente da República vai a votação para ser ratificado, ou seja, **não haverá possibilidade de emendas ou outras alterações no texto**. A proposta tramita em caráter de urgência e será relatada por um deputado a ser designado pelo **presidente da Câmara, Arthur Lira (PP)**. Se for aprovado, o pedido de intervenção segue para a análise do Senado Federal.

**A votação ocorre após ato convocatório do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que acionou a convocação extraordinária do Congresso Nacional** durante o prazo necessário para analisar o decreto do Executivo. Reunidos na manhã desta segunda-feira, os presidentes dos Três Poderes também divulgaram nota em defesa da Democracia contra os atos golpistas.

**Invasão**

A intervenção foi decretada como **resposta aos atos de vandalismo realizados no domingo no Distrito Federal**. Golpistas invadiram e depredaram os palácios do Congresso, do Planalto, e do Supremo Tribunal Federal em contestação ao resultado das eleições e em defesa de golpe de Estado. Os atos foram convocados pelas redes sociais.

O decreto a ser analisado pelos deputados e senadores determina a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal **até 31 de janeiro de 2023** com o objetivo de encerrar “_grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos_”.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, foi nomeado interventor e terá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública no período.

Até o momento, mais de 1 mil manifestantes foram detidos para esclarecimentos e mais de 300 foram presos em flagrante. **Após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, foi desmontado o acampamento existente no quartel-general do Exército, em Brasília, desde a vitória eleitoral do presidente Lula**. Também foi afastado, por 90 dias, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

_Com informações da Agência Câmara de Notícias_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.