Categories: Política

Câmara tratora destaque que tentava evitar congelamento do Fundo do DF

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (24), o destaque de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF) contra mudanças aprovadas dentro do arcabouço fiscal que podem prejudicar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). 

 

Por 316 votos contra 160, os parlamentares decidiram manter o texto, analisado na noite de terça-feira (23), do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator do novo regime fiscal. Com a rejeição, o FCDF passa a ter um limite de correção de 2,5% anual, mais o IPCA anual. 

 

A matéria segue, agora, para análise do Senado Federal, onde poderá ser alterada. Caso isso ocorra, o texto retorna para a Câmara dos Deputados, onde os parlamentares avaliam as mudanças. 

 

Vamos tentar reverter no Senado, e em todas as instâncias“, declarou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

 

SAIBA MAIS: Em nova rodada, relator do arcabouço fiscal nega acordo sobre Fundo do DF

Relator não cede e Fundo Constitucional segue ameaçado pelo arcabouço fiscal

 

Entenda

Em votação na noite desta terça-feira (23), a Câmara dos Deputados aprovou, por maioria, o relatório do arcabouço fiscal proposto pelo relator, Cláudio Cajado (PP-BA). 

 

O alerta sobre o risco ao FCDF foi feito pelo presidente do PSD-DF, ex-senador Paulo Octávio, quando o tema foi incluído na proposta do arcabouço fiscal.

 

A essência da proposta, que é o cerne da matéria, recebeu aprovação, inicialmente, com uma margem de 372 votos a favor, 108 votos contrários e apenas uma abstenção. Os deputados tentaram analisar as rejeições das emendas propostas, mas sem sucesso.

 

A conclusão da votação depende da análise dos destaques que podem modificar pontos do texto. 

 

Deputados contrários ao relatório reclamaram sobre o tempo disponibilizado para os debates, apenas uma semana, e que o governo teria “atropelado” a votação. 

 

O que vale agora?

Com a decisão dos deputados aprovada, o repasse da União – pelo fato de Brasília abrigar a capital do país – poderá, se o texto for chancelado pelo Senado, sofrer uma tesourada do governo federal. 

 

A ideia, segundo apontou o relatório, o FCDF terá um limite na correção anual em 2,5%, mais a variação anual do IPCA. O novo cálculo prejudica, segundo o GDF, os gastos constantes com segurança, educação e saúde do Distrito Federal

 

Quero deixar claro que o substitutivo apresentado melhorou, e muito, o texto original. As excepcionalidades, que foram frutos de muitas discussões — eu garanto, e o futuro demonstrará —, não causarão prejuízo a quem quer que seja, seja ao piso da enfermagem. Estando na base, ele colaborará para que haja o crescimento da receita”, salientou Cajado.

 

De acordo com a maioria, o governo venceu a disputa, embora os integrantes da bancada local tenham lutado para evitar que, daqui a cinco anos, o DF tenha que desprezar as necessidades de investimentos urgentes para arcar com os compromissos assumidos anteriormente pelos gestores locais. 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Com 37,5ºC, DF bate novo recorde de calor neste sábado (5)

DF está em alerta vermelho por causa da baixa umidade

14 minutos ago

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

35 minutos ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

44 minutos ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

1 hora ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

1 hora ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

2 horas ago