Categories: República

Câmara: partidos de Lula e Bolsonaro apoiam reeleição de Lira

Tanto o partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL) quanto a sigla do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciaram apoio à **reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)**. A partir das tratativas até agora, Lira possui o voto de mais de 75% dos integrantes da Casa – **387 de 513 deputados**.

A eleição está marcada para 1º de fevereiro – quando são definidos não só o presidente, mas todos os **integrantes da Mesa Diretora**. Para ter início, o pleito precisa do quórum básico de 257 deputados federais, número mínimo também para que o presidente seja escolhido em primeiro turno. Até agora, Lira é o único candidato na disputa.

O anúncio do PT foi feito nesta segunda-feira, 29. **A federação formada pela sigla junto com o PCdoB e PV definiu aderir a Lira em bloco com o PSB, somando 94 deputados federais**. A decisão do partido de Lula busca evitar repetir o mesmo erro que cometido com Eduardo Cunha, à frente Casa em 2016 e um dos “_patrocinadores_” do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Se a disputa fosse hoje, Lira seria eleito sem dificuldades.

O anúncio petista representa também uma **mudança de postura** em relação ao que era adotado por Lula durante a campanha eleitoral Lira consolidou sua rede de apoios com o orçamento secreto, esquema de compra de apoio político revelado pelo Estadão, e fortemente criticado pelo vencedor da eleição presidencial deste ano. Em vários discursos e entrevistas, Lula classificou o **orçamento secreto** de “_excrescência_” e já chegou a reclamar do poder do deputado do PP, a quem chamou de “_imperador do Japão_”.

**Senado**

Na mesma segunda-feira, **o PL de Bolsonaro, que possui a maior bancada da Casa, com 99 deputados, também anunciou apoio à reeleição de Lira**. A sigla lançou o nome do senador eleito Rogério Marinho (RN) na disputa pela presidência do Senado contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em fevereiro de 2021, quando foi eleito, Pacheco tinha o apoio presidente do Senado na época, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em uma articulação direta com o Palácio do Planalto.

Agora, **Pacheco terá o apoio da base do governo eleito**, mas não do PL e dos aliados mais próximos de Bolsonaro. O comando do Senado (responsável também pela presidência do Congresso) será definido também em 1° de fevereiro.

**Lista de partidos que apoiam reeleição de Lira e a quantidade de deputados federais a partir de 2023:**

– **PL (99 deputados)**

– **PT (68 deputados)**

– **União Brasil (59 deputados)**

– **PP (47)**

– **Republicanos (41)**

– **PDT (17)**

– **Podemos (12)**

– **PSC (6)**

– **PCdoB (6)**

– **PV (6)**

– **Patriota (4)**

– **Solidariedade (4)**

– **PROS (3)**

– **PTB (1)**

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Pesquisa revela cenário indefinido na disputa pela prefeitura de Goiânia

Levantamento recente mostra Sandro Mabel com 24% e Adriana Accorsi, com 22%

18 minutos ago

Jovem de 19 anos é detido pela PMDF após tentar incendiar o Parque Burle Marx

Suspeito foi flagrado por testemunhas usando gasolina para atear fogo em vegetação

39 minutos ago

TSE reconhece ilegalidade de bet eleitoral para apostas em candidatos

Prática pode ser enquadrada como abuso de poder econômico

1 hora ago

Biblioteca Nacional de Brasília recebe a 3ª Semana Árabe

Evento acontece de 25 a 28 de setembro

3 horas ago

Brasil sedia celebrações dos 150 anos da Viña Tarapacá

Principal mercado fora do Chile, Brasil representa 30% das vendas da vinícola

3 horas ago

Comissão da CLDF aprova projeto que revoga vaquejadas como atividade esportiva

A comissão também aprovou projeto que proíbe laçadas e derrubadas

3 horas ago