GPS Brasília comscore

Câmara Legislativa presta homenagem aos 30 anos do Grupo Estruturação

Para comemorar os 30 anos do Grupo Estruturação, organização não-governamental em defesa dos direitos LGBTQIA+ em Brasília, a Câmara Legislativa realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira (01), por iniciativa do deputado distrital Fábio Félix (PSOL). A homenagem contou com a participação de parlamentares, gestores e ativistas da causa LGBTQIA+.

“O Grupo Estruturação é importante na minha história, pois foi o primeiro lugar que procurei quando saí do armário, em 2002. Ali eu fui acolhido por pessoas muito especiais. A gente só tem hoje casamento igualitário, criminalização da homofobia, marchas LGBTQIA+ porque muita gente veio antes de nós e construiu o movimento. Buscamos um projeto de país que respeita a nossa orientação sexual, a nossa identidade de gênero. Temos que enfrentar o fundamentalismo religioso e os setores que abandonaram os princípios do cristianismo”, afirmou Fábio Félix durante a solenidade.

A ex-deputada distrital Maninha do PSOL também prestou sua homenagem ao Grupo Estruturação. “Conheci o Estruturação quando assumi a Secretaria de Saúde do DF. O grupo foi fundamental para desenvolvermos campanhas maravilhosas de conscientização sobre DST/Aids. Fazíamos campanhas anuais sobre o uso de preservativo e conseguimos inclusive vestir uma camisinha na Torre de TV numa época em que essas questões ainda eram vistas com preconceito”, lembrou.

Para a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), celebrar os 30 anos do Grupo Estruturação significa também direcionar o movimento para avançar na conquista de mais direitos. “Ainda falta estabelecer uma política de cotas para a população trans no mercado de trabalho. Essa é uma luta que precisamos priorizar”, defendeu.

Militante da Associação Lésbica Feminista Coturno de Vênus, Melissa Navarro salientou a importância da união dos movimentos LGBTQIA+ diante da ameaça de retrocesso nos direitos conquistados. “Os fundamentalistas religiosos estão se fortalecendo, então é importante que nós também continuemos a luta para nos fortalecer”, observou. Leonardo Luiz, coordenador de políticas públicas de produção e promoção dos direitos humanos e cidadania LGBT da Secretaria de Justiça do DF, conclamou a comunidade a participar das lutas por direitos. “Não precisamos somente construir agentes políticos, mas também fortalecer uma comunidade de pessoas que fazem o trabalho de formiguinha para avançarmos nos direitos do público LGBTQIA+”, disse.

Atual presidente do Grupo Estruturação, Michel Platini enalteceu a história do grupo. “Por muito tempo, o Estruturação foi o único espaço para se discutir a prevenção contra DST/Aids. A história do Estruturação é longa e permeada de muitas lutas. Precisamos resgatar essa história para as futuras gerações e vencermos a LGBTfobia”, afirmou.

Da Agência CLDF

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.