GPS Brasília comscore

Câmara Legislativa concede o título de Cidadão Honorário ao senador Omar Aziz

Proposta dos deputados Robério Negreiros e Jorge Vianna, ambos do PSD, foi aprovada por 16 votos a favor na noite desta terça-feira (29)

Compartilhe:

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na noite de terça-feira (29), a concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador Omar Aziz (PSD-AM). A homenagem foi proposta pelos deputados Robério Negreiros (PSD) e Jorge Vianna (PSD).

 

A proposta foi aprovada em turno único e redação final, com 16 votos favoráveis e os votos contrários dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL).

 

LEIA MAIS: Omar Aziz fala a membros do Lide Brasília sobre a pauta econômica do País

 

Nascido em 13 de agosto de 1958, em Garça (SP), Omar Aziz é radicado em Manaus desde 1966. O senador tem ascendência palestina a italiana e é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas. O deputado Robério Negreiros destacou que o senador teve grande participação na preservação do Fundo Constitucional do DF, durante a aprovação do novo marco fiscal no Congresso Nacional.

 

Isso porque, durante a tramitação do projeto do Arcabouço Fiscal na Câmara dos Deputados, o relator Cláudio Cajado (PP-BA) incluiu um dispositivo que limitava o reajuste das receitas do Fundo Constitucional do DF, fundamental para manter a segurança, saúde e educação da Capital. Após a aprovação do projeto, o texto seguiu ao Senado, onde Aziz foi o relator. 

 

PHOTO-2023-08-30-11-02-00.jpg
Paulo Octávio e Omar Aziz, durante as negociações para manutenção das regras do FCDF. Foto: Divulgação

 

Após receber o empresário, ex-senador e presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, e outras lideranças, Aziz retirou as travas ao FCDF e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que haviam sido impostas na Câmara dos Deputados. Posteriormente, ao retornar para a Câmara dos Deputados, o projeto do Arcabouço Fiscal foi aprovado sem limitações de reajustes a estes fundos. Aziz também foi presidente da CPI da Covid-19, que descortinou irregularidades na gestão da pandemia da doença no Brasil, que custaram milhares de vidas.