A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou o projeto de lei que cria o Programa Rotas Rurais e Endereçamento Digital, voltado para a localização de propriedades e estabelecimentos em áreas rurais do Distrito Federal. De autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB-DF), o texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
O projeto busca promover a inclusão de populações que vivem em regiões afastadas dos centros urbanos, ao implementar um sistema de geolocalização que reduz custos operacionais, otimiza o transporte de produtos e amplia a competitividade dos produtores rurais no mercado.
De acordo com a autora do projeto, o sistema de endereçamento digital trará benefícios como maior conectividade, integração de políticas públicas, desenvolvimento econômico, segurança e maior eficiência no atendimento a emergências.
“As comunidades rurais desempenham um papel vital no desenvolvimento econômico e cultural, mas muitas enfrentam dificuldades no acesso a serviços públicos essenciais devido à falta de infraestrutura de endereçamento. A criação de um sistema digital de localização é crucial para superar essas barreiras e promover uma melhor qualidade de vida para os residentes rurais”, afirmou a deputada Doutora Jane.