GPS Brasília comscore

Câmara inicia esforço concentrado para votação de pautas como a reforma tributária

A Câmara dos Deputados inicia nesta segunda-feira (12) um período de esforço concentrado para a análise de diversas pautas prioritárias do segundo semestre. Com as eleições municipais de outubro se aproximando, os deputados terão duas semanas de esforço concentrado em agosto (12, 13 e 14 e 26, 27 e 28) e uma em setembro (9, 10 e 11). A primeira sessão deste ciclo está agendada para as 17 horas desta segunda-feira.

Entre os temas que serão debatidos, destaca-se o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 108/24). Este projeto é fundamental para o funcionamento do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá os atuais ICMS e ISS. O relator do grupo de trabalho sobre o tema, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), expressou otimismo em relação à aprovação da proposta. “O nosso texto está tão redondo que eu até desconfio que a votação será mais fácil que a do primeiro projeto da reforma”, afirmou.

O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24), que trata da regulamentação do IBS e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), já foi aprovado pela Câmara em julho e agora aguarda análise no Senado.

Mauro Benevides explicou que esta segunda etapa se concentra na organização e distribuição dos novos tributos, detalhando como a arrecadação será compartilhada entre estados e municípios e como serão processados os julgamentos dos autos de infração. “A nova estrutura tributária brasileira precisa ter um comitê gestor que vai organizar como a distribuição da receita será feita entre estados e municípios e os julgamentos dos autos de infração”, esclareceu o deputado.

Além disso, a Câmara também dará atenção às medidas provisórias que visam enfrentar os efeitos das inundações no Rio Grande do Sul. Dentre as 25 medidas em pauta, 11 abrem crédito extraordinário para o estado e outras oito oferecem apoio financeiro direto às vítimas.

Outra prioridade inclui projetos de lei em regime de urgência para socorrer o estado, conforme destacou o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), coordenador da comissão externa que acompanha as tragédias climáticas no Rio Grande do Sul.

O plenário também discutirá medidas provisórias relacionadas ao combate aos incêndios florestais no Pantanal e ao estímulo à produção de energia elétrica limpa e renovável.

Entre os temas mais controversos, a Câmara debaterá a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo, a criminalização da posse e do porte de drogas, e a equiparação de aborto de gestação acima de 22 semanas a homicídio, o qual foi especialmente polêmico no semestre passado e continuará a gerar debates acalorados no plenário.

Por fim, o Congresso Nacional ainda terá pela frente a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLN 3/24) e de 15 vetos presidenciais, incluindo o veto parcial ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A pauta de votações do Congresso só será destrancada após a análise desses vetos.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.