A Câmara dos Deputados sediará, entre os dias 6 e 8 de novembro, a 10ª edição da Cúpula do P20, que reúne representantes dos parlamentos das vinte maiores economias do mundo.
O evento deste ano terá como tema “Parlamentos por um Mundo mais Justo” e ocorre poucos dias antes da cúpula do G20, marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
O P20, criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países que integram o G20, bloco que inclui as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e, recentemente, a União Africana.
Como presidente do grupo, desde que o Brasil assumiu a liderança do G20 em dezembro do ano passado, o deputado Arthur Lira (PP-AL) também lidera a Cúpula do P20.
Segundo o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, o evento deve reunir centenas de representantes de várias partes do mundo em Brasília.
“Foram 30 convites e já temos mais de 60 delegações confirmadas. Cada uma delas tem entre quatro e oito representantes. É um evento grande e muito importante. Isso dá o tom da responsabilidade da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na realização da cúpula do P20 no Brasil e em Brasília neste ano”, destacou Correia Neto.
O P20 desempenha um papel fundamental ao aproximar legisladores de diversas nações das decisões do G20, uma vez que muitas dessas decisões resultam em tratados ou acordos internacionais, que exigem aprovação dos parlamentos de cada país para serem implementados.
Encontro de mulheres
Neste ano, sob a liderança do Brasil, o grupo promoveu pela primeira vez uma reunião com parlamentares mulheres do P20. O encontro, realizado em julho em Maceió (AL), buscou reforçar a representatividade feminina no fórum. O diretor-geral da Câmara destacou a relevância da iniciativa.
“Ela é simbólica: a primeira reunião com a bancada feminina. Isso é muito importante, é muito representativo, e se espera que essa mensagem seja passada adiante, para que esse tipo de reunião, com essa temática, possa acontecer muitas e muitas vezes”, afirmou.